Partilhar
sexta-feira, outubro 10, 2008

a magia da romã

O Outono é tempo dos castanhos e dos doirados, com muitos salpicos de lilás. O Outono é tempo das uvas e das vindimas, do cheiro a mosto e do vinho novo. O Outono é tempo dos marmelos, das maçãs maduras e das romãs.

Ainda há pouco uma amiga me contava o encantamento que sentiu, rio Guadiana acima, as duas margens ibéricas unidas pelo vermelho dos frutos da romãzeira, romãs ou como dizem os poetas, maçãs de Roma.

Ei-las em todo o seu esplendor colorido e sabor a terras do Oriente, onde pela primeira vês fizeram sentir a sua magia...





A magia da romã

A romã é um fruto envolvido em muita magia, desde os tempos imemoriais, que nos protege e dá felicidade, tendo cada um dos seus componentes um efeito especial. Desde as varas da romãzeira, árvore das romãs, até aos bagos do fruto, passando pelas flores e pela sua casca, todos os elementos representam na tradição popular fontes de magia e de encantamento.

A romãzeira é uma árvore, normalmente, de porte reduzido mas muito vistosa, donde pendem os frutos cuja Natureza lhe concedeu um terminal em formato de coroa real. Não é estranho, pois, que à volta de este fruto muitas lendas e tradições se tenham criado com o passar do tempo.



Conta a tradição que a romã era utilizada pelas bruxas para controlarem os seus fogosos cavalos. Também os druidas queimavam varas da romãzeira nos seus ritos de adivinhação para que os espíritos do saber respondessem às suas perguntas, esclarecessem suas dúvidas.

A romã e a romãzeira são usadas na sua totalidade em benefício do ser humano. O chá preparado com a casca do fruto é usado em gargarejos para curar aftas. As folhas da romãzeira cozidas dão um excelente colírio para lavar os olhos quando inflamados. As flores em infusão usam-se para aliviar cólicas intestinais e para combater inflamações nas gengivas.

Na magia branca, a casca da romã deve ser comida para aumentar a fertilidade. Se for seca, pode ser adicionada ao incenso para atracção de riqueza e de dinheiro. Nas artes da adivinhação os “especialistas” conseguem “ler” nas bagas da romã. O suco da romã substitui o sangue ou a tinta mágica nos rituais de iniciação.

A romã é considerada a fruta mágica da sorte muito utilizada, hoje em dia, nas festividades de final de ano. É costume formular-se um desejo antes de comermos cada uma dessas sete bagas (sempre sete!) para que sejam satisfeitos o ano que se vai iniciar.

Etiquetas: , ,


Comments:
Eu adoro romãs.

Pelo Natal tenho sempre algumas romãs pela mesa, algumas abertas, outras exibindo a sua coroa.

E tu trouxeste-me lembranças tão queridas de meu Pai... que paciência ele tinha para as descascar e oferecer-me os bagos cor de rubi...

Obrigado Querido Victor.
Abraço a ti
 
Querida Gasolina
A romã, essa mítica "maçã de roma" é sem dúvida um fruto único de requinte.
Fico contente de com esta evocação te trazer doces lembranças.
Um beijo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?