Partilhar
quarta-feira, julho 01, 2009

oficina das ideias - sexto aniversário 1

Os primeiros passos



Dia Cinco de Julho do ano de Dois Mil e Três é publicada a primeira postagem no blogue Oficina das Ideias que há muito germinava manuscrito em folhas de cadernos de capa preta, um desafio do meu amigo Pedro Gomes, aceite quando sentados nos encontrávamos na “mesa dos espiões” no lendário bar British Bar, no Cais do Sodré, enquanto bebericávamos “dois especiais somente com gelo”.

O conteúdo dessa postagem, intitulada “No princípio éramos Lusitanos”, dava já indicações de qual seria a linha editorial da Oficina das Ideias, aliás mantida até aos dias de hoje, “textos e imagens próprios e originais, a temática da cultura de um Povo e da defesa da região da Praia do Sol e desenvolvimento dos afectos e do muito querer”. Acrescenta-se, para melhor entender os nossos objectivos de sempre, a frase que acompanha o nome do blogue “As ideias brotam livres da nossa mente. Temos que evitar que a folha de papel as aprisione”.

Ao comemorarmos o sexto aniversário de presença continuada na blogosfera, sem que um só dia tivesse falhado a publicação de textos e imagens, passam mil cento e noventa e dois dias desde que pela primeira vez abrimos as “portas” da Oficina das Ideias. Padrinhos desta “aventura” três amigos que muito contribuíram para incentivar a existência deste espaço na blogosfera: o Pedro, do blogue “Sintra-Gare” (temporariamente suspenso), o João, do blogue “Água Lisa” e o João, do blogue “Fumaças”. Para eles o nosso reconhecimento amigo.

Ainda dávamos os primeiros passos neste amplo espaço da partilha de saberes e de afectos, em tempo de grande efervescência bloguista, de aprendizagem continuada, fomos agradavelmente surpreendidos quando a Oficina das Ideias foi um dos cinquenta blogues citados por Luís Ene e Paulo Querido no livro BLOGS que em Outubro de 2003 foi publicado pela editora Centro Atlântico, classificando-o no grupo “literários” e dando-lhe interessante destaque: “Num registo de escrita viajante o autor pula por entre sítios físicos e virtuais, apresentando ideias e frescura. Ultimamente com mais imagens, várias belas fotografias do autor – o que é raro num meio onde abunda a cópia e a hiperligação de imagens alheias.

Foi o lançamento da Oficina das Ideias para fora das fronteiras nacionais, especialmente para o Brasil, onde já tinha bastantes leitores e para outros países de língua oficial portuguesa.

Etiquetas: ,


Comments:
Victor, mas como o tempo passa!!!

Por este andar, quando a "Oficina" fôr reformada, tem direito a reforma por inteiro.

Parabéns por mais um ano.

Um abraço
 
Apesar de ser uma das suas leitoras mais novas , estou aqui pra parabenizá-lo pelo aniversário do seu blog e declarar total deleite na sua leitura. Poemas , palavras,fotos , da mais pura excelencia que nos inspira a dedicar pra chegar um pouquinho perto. Que os caminhos ainda a percorrer sejam só ternura e alegrias.
Abraços
 
Parabéns, amigo Victor! Que continues por muitos anos a dar-nos o prazer de ler as tuas palavras e a descobrir com o "teu olho de lince" este pequeno jardim à beira-mar plantado. Cheguei à blogosfera três anos depois e encontrei-te na nossa comum amiga grande "Amigona". Ambas começámos estas aventuras no mesmo dia.
Voltando ao teu post, quero dizer-te que, também para mim, a blogosfera é um espaço de partilha de afectos, de conhecimento, de opiniões e esta camaradagem deve continuar enquanto a saúde no-la permitir.
Com muita gratidão pelo que me tens dado, deixo-te um abraço apertado e um beijinho grande.

Bem-hajas!
 
Sexto aniversário! e o bolo? e o champanhe para os comentadores resistentes destes 6 anos? e o convite para a festa?
Mesmo com tantas interrogações, parabéns.
bjs
 
E eu que só há bem pouco tempo descobri este espaço maravilhoso de cultura e beleza.
Fui e ainda estou a ler o "passado", bem como os comentários:) e de pano na pão num belo sotão cá vou retirando o pó e absorvendo o brilho da tua escrita e seu safado...irmão gémeo? pelo comentário de Isamar...tive que rir porque também és o autor das belas fotos:)

Parabéns pelo 6º aniversário, é obra e nunca desistas.

Um beijo sorridente:)
 
Seis anos e como é que eu nunca vim até aqui? Só agora. Muitos beijos.
 
Caro Observador

É bem verdade... o tempo que passa força-nos a andarmos bem depressa...

É curioso... como seis anos podem condensar uma vida.

Um abraço.
 
Querida Lisette

Na verdade esses são os caminhos que vale a pena percorrer...

Estou muito grato pelas palavras bonitas e de afecto que aqui deixas...

Beijinho.
 
Querida Isamar

A Amigona é isso mesmo... o que o nome indica, e por boa hora aqui chegaste.

É o meu desejo também... só se justifica a presença para esta enorme partilha de afectos. Nunca desejarei fazer deste espaço o prolongamento das atribulações da vida e muito menos de polémica, tantas vezes fútil.

Beijinho.
 
Querida Lila(s)

Escrevi mesmo assim para significar que este será o sexto bolo o sexto flute de espumante o sexto sorriso de agradecimento por essa "resistência" de que falas com muita propriedade.

Tenho sempre que te fazer uma dedicatória especial, sem desprimor para tod@s @s minhas/meus amigos pelo incentivo tantas vezes dado em momentos bem difíceis...

Seis anos não parece mas é difícil, pá...

Bjinhos.
 
Querida Fatyly

Nem calculas a alegria que me dás quando dizes que andas a ler o "passado" da Oficina... estão por lá seis anos, os melhores seis anos, digo eu, da minha vida.

Obrigado pelo teu afecto.

Beijinho.
 
Querida Paula

É como se me tivesses acompanhado nestes seia anos. Muito reconhecido estou pela tua amizade...

Beijinhos.


notinha: sabes que já tiveste no teu logotipo, penso eu, uma romã do Olho de Lince?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?