Partilhar
quinta-feira, julho 02, 2009

oficina das ideias - sexto aniversário 2

Tempos de parcerias e de partilhas

Apesar da Oficina das Ideias ter sempre mantido no decorrer dos tempos um estatuto de “blogue dos afectos e da alegria de viver” nunca deixou, por esse facto, de tomar partido claro sobre os problemas e acontecimentos que mais marcaram os tempos recentes. Declarou-se claramente contra a guerra do Iraque, a prepotência dos “senhores da guerra”. Colocou-se sem tibiezas do lado das crianças vítimas e vitimadas por uma sociedade fria e mafiosa, no caso da Casa Pia, infelizmente sem conclusões à vista.

Criticámos e continuamos a fazê-lo, uma protecção civil, que se foi travestindo de nome ao correr das conveniências, por ser um cóio de incompetência e de favorecimento dos amigos e partidários (independentemente do partido governamental) que tem levado Portugal a situações calamitosas… só deixará de arder quando não existir mais mancha verde. A situação no corrente ano é sintomática, com quatros vezes mais de área ardida que em igual período do ano transacto.

Defendemos, desde o primeiro momento, que o futuro da Humanidade, um futuro risonho e de bem-estar generalizado teria a sua génese no país irmão dos portugueses, no Brasil do “cavaleiro da esperança”. E continuamos certos que isso irá acontecer, pese aos ”senhores da guerra”, trucidários universais.

Nos primeiros anos de presença da Oficina das Ideias na blogosfera tivemos a felicidade de encontrar uma série enorme de parcerias que muito enriqueceram os nossos trabalhos e que possibilitaram ir muito mais além do que inicialmente julgamos conseguir.

Do outro lado do Atlântico, este mar imenso que nos une, encontrámos parcerias únicas que se prolongaram por muitos meses, mesmo anos, numa defesa integrada da lusofonia. Não será justo deixar de registar os projectos realizados em conjunto com a Sue, do blogue Asas de Borboleta, Deméter, do blogue Segredos de Deméter e Lualil, do blogue Entre o Sono e o Sonho e posteriormente do Traduzir-se… Mais tarde uma parceria frutuosa com a Cathy, do blogue Bailar das Letras, levou até terras dos “brasis” projectos oficinais sobre Bocage e a “lenda” romântica de Pedro e Inês.

Desde esta época, finais de 2003 e princípios de 2004, o número de visitantes brasileiros ultrapassou os que de Portugal chegam à Oficina, situação que ainda hoje se mantém.

Não queremos deixar de aqui salientar o reconhecimento que temos encontrado nos estudiosos brasileiros sobre o fenómeno “blogosfera” que se consubstancia em trabalho académico publicado recentemente onde o blogue Oficina das Ideias é citado.

Os académicos brasileiros Elisa Vidal, Patrícia Azevedo e Gláucio Aranha, de Niterói, Rio de Janeiro, têm vindo a desenvolver um trabalho de pesquisa sobre “Das telas para o papel, blogues como fonte para a Literatura de Massa”…
……………………
No capítulo Blogues e Literatura referem:
“Um efeito que merece ser destacado diz respeito à ampliação das fronteiras da língua. Muitas vezes utilizado por adolescentes ou usuários sem o domínio de outras línguas, os sistemas de busca conduzem os usuários para blogues de outros falantes da língua portuguesa. Fato este que pode ser notado, por exemplo, em “A Lâmpada Mágica”, “Local e Blogal”, “Escrita Ibérica” e “Oficina das Ideias”, espaços dedicados ao viés literário dos blogues, mas que transcendem as barreiras geográficas pela natureza do ciberespaço e do idioma comum aos brasileiros.”


O reconhecimento que possa ser feito ao trabalho da Oficina das Ideias não pode minimamente ser alheio a um factor determinante: o enriquecimento, profundo enriquecimento, trazido pelos leitores deste modesto espaço com os comentários que têm a amizade de nos deixarem.

Etiquetas: ,


Comments:
...pois é eles são campeões do mundo numa série de coisas...algumas vezes tb e até nesta 'coisa das ideias'
 
Amigo Victor
Com os altos e baixos que estas coisas das gentes e das culturam têm, continuo convicto de que o Brasil vira a ser o (ou um) farol do Universo.

Abração.
 
Que bom quando usamos a internet pra unir pessoas de várias nacionalidades e pra crescimento proprio! Merecidos destaques do "oficina das ideias". O nome do blog me chamou a atençaõ pq gosto de compartilhar ideias e aqui as en- contro e por sermos naçoes irmãs logo nos entendenmos , rs
Abraços
 
Este post é uma demonstração de como é importante a blogesfera, principalmente quando continuamos unidos por esse laço comum...a lingua...
Parabéns, e como tu concordo que o Brasil será um dos Faróis do Mundo!
Jinhos
 
Quando se compra um livro, quantas vezes, pelo menos eu tenho, vontade de dizer ao autor: gostei, não gostei, que porcaria ou que maravilha:)

Neste mundo de cabos que apelidaram de "internet", além de poupar (porque não consigo comprar os livros que pretendia) leio, releio e por "educação versus vontade própria" deixo sempre o meu comentário. Não o faço para agradar ao seu autor (a) como vejo por aí "comentários" que lidos (porque também os leio) vê-se logo que não leram nada de nada, daí eu frequentar poucos, mas antes de começar a comentar já tinha umas horas ou dias de leitura no mesmo e se me agradar fico ou não fico. Quando parados por imenso tempo, retiro "dos que leio" e parto para outro.

Esta "oficina" mereceu este reconhecimento e outro virão, porque desde que começou até hoje, não fugindo muito ao género a qualidade foi subindo e ulálá "é um autêntico baú de cultura, beleza e numa linguagem acessível a todos.

Uma vez mais...PARABÉNS!

(Desculpa mas não sei ser sucinta)

Beijos e um resto de uma boa noite
 
Querida Lisette

O Brasil, que tenho a mágoa de ainda não conhecer ao vivo, tem sido para mim um manancial de ensinamentos desde há muitos anos.
Na blogosfera tenho encontrado brasileiras e brasileiros deliciosos na "arte" da partilha. Também tu estás no meu coração.

Beijinhos.
 
Querida Maria Clarinda

Vamos dar tempo ao tempo e confirmaremos o que pensamos sobre o Brasil... de onde também me sinto pertencer.

Devemos mesmo aproveitar as potencialidades destes amplos caminhos da comunicação para defendermos a língua e as culturas das gentes de língua portuguesa... defenderemos assim a lusofonia.

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

Nunca és longa nos teus comentários pois são sempre lidos com muito prazer e trazem com eles muitos ensinamentos que são absorvidos na Oficina com a sede que o querer saber provoca.

Quanto à liguagem simples ela é como o nosso próprio sentir.

Obrigado por todo o teu afecto.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?