Partilhar
quinta-feira, outubro 01, 2009

águas há muitas...

Muito recentemente teci alguns comentários sobre a acção desempenhada pelo Brasil na defesa das suas reservas aquíferas, aliás, consideradas as maiores do Mundo:

“O Brasil é hoje, do mesmo modo, o forte motor dinamizador da defesa universal das reservas aquíferas. O Brasil que possui a mais importante reserva de água do Mundo dá o exemplo para o problema da falta de água que afecta mais de dois terços da população mundial.”

”Está a tomar medidas importantes para evitar a crescente poluição das águas dos rios e o desperdício, fundamentalmente, na agricultura seguindo os objectivos da Conferência do Rio 1992, visando o desenvolvimento sustentável, assente nas preocupações da dimensão ecológica e social e também do conhecimento e da inovação.”

Também em Portugal, à sua dimensão, muitos municípios estas a procurar dinamizar actuações destinadas a proteger tão importante quanto escasso meio natural.

Curiosamente “águas há muitas...” (1)

Água canalizada
Geralmente a água é composta por magnésio, cálcio e, por vezes, também por cobre, zinco e ferro, entre outros oligoelementos. A água da torneira é, sem dúvida, a mais rica em sódio. Sendo potável, e submetida a tratamentos de eliminação de substâncias nocivas, pode normalmente ser bebida sem receio. Já existem no mercado bons filtros de torneira, que filtram quaisquer impurezas.

Água de nascente
Diferem muito consoante a sua origem. Consideram-se potáveis no seu estado natural e quimicamente puras, mas a sua taxa de mineralização não deve ultrapassar os dois gramas por litro. É por isso aconselhável a recolha de informação sobre a sua qualidade.

Águas minerais
Apresentam um teor em mineráveis muito variável. E algumas ultrapassam mesmo a taxa de mineralização comum no que toca a magnésio e flúor, pelo que, passado algum tempo de as consumirmos regularmente, podem provocar alguns problemas nos rins e nos dentes. Com os níveis de minerais existentes nas várias marcas de água podem ser bastante diferentes, de acordo com as suas fontes, o ideal será alternar a qualidade da água que ingerimos, não excluindo a água da torneira.

Água fervida
Em zonas em que não existe água potável convém lembrar que a água pode ser fervida – a forma mais segura de obter água potável. O líquido deve ser fervido durante um a três minutos para que as bactérias e os parasitas presentes na água sejam eliminados. Em países, cuja água canalizada levanta dúvidas quanto à sua potabilidade, devem preferir-se bebidas engarrafadas ou bebidas como o café e o chá, cuja água é necessariamente fervida. É ainda aconselhável a não utilização de gelo como refrescante de bebidas.

(1)crédito à revista XIS, de O Público



Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água

Etiquetas: ,


Comments:
Contigo estamos sempre a aprender...
 
Líquido necessário e que nao podemos disperdiçar .
O Brasil é sim , um país rico em reservas hidricas e detem o maior percentual de agua doce disponível do mundo.
E ainda há mananciais subterraneos nao explorados.
Precisamos usar sem disperdício! É a fonte da vida!
Obrigada, Vicktor pelo texto de qualidade.
 
Querida Sara

Sabes bem que sou da opinião que a aprendizagem tem sempre dois sentidos.

Grato por ti.

Beijinhos.
 
Querida Lis

O Brasil nesse aspecto como em tantos outros, alguns deles ainda hoje conversados com pessoa muito conhecedora do teu País, é o farol do Mundo.

E espera pra ver...

Beijinhos.
 
Um bem essencial e pena é que Portugal tão pequenino tenha tão grandes poluidores de rios que só apetece bater-lhes.

De todas as águas para mim só a da torneira e de nascentes, estas utilizadas quando passeio:)

O Brasil já começa a ser o farol do mundo!
 
Querida Fatyly

Gosto muito da água da torneira e tenho a felicidade da que bebo no Concelho de Almada ser de qualidade excelente...

Das fontes, gos glaciares... simplesmente uma maravilha.

É curioso que desde os primórdios desta Oficina defendemos essa ascensão do Brasil a "farol do Mundo"...

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?