Partilhar
terça-feira, outubro 06, 2009

rebuçados da régua

No topo da serra, no largo fronteiro ao Santuário de Nª Sª dos Remédios, no alto da Escadaria Monumental lá se encontram as rebuçadeiras da Régua a apregoarem:

Olha os Rebuçados da Régua! Quem quer rebuçados da Régua?”

Trazem no braço um cestinho de verga forrando com um pano branco que contém saquinhos dos tradicionais rebuçados.



Os Rebuçados da Régua começaram por ser vendidos nas festas e romarias locais e das redondezas, há tanto tempo que se perda a origem nos fumos dos tempo. Dois rebuçadeiros fizeram história nessa época: o "Prosa" e o "Cândido Rebuçadeiro", cujas alcunha são bem explícitas.

Hoje em dia, os Rebuçados fazem parte da identidade gastronómica de Peso da Régua, onde cada rebuçadeira confecciona os rebuçados à sua maneira e sempre, como acontece em tantas outras circunstâncias, com um “segredo”.




Aqui fica uma receita que nos foi possível recolher:

Depois de o açúcar atingir o ponto junto com duas cascas de limão e mais o “segredo” verte-se para uma pedra de mármore previamente untada com margarina e daí para o plástico esticado numa mesa grande, ainda a ferver. O corte dos rebuçados feito um a um com as mãos da rebuçadeiras, de forma rápida e expedita, para depois os embrulhar em papel fino e branco em forma de laçarotes.

Etiquetas: , , ,


Comments:
A D O R OOOOOOOOOOOOO:) mas seria incapaz de os fazer:(
 
Não conheço estes rebuçados, nem sequer tinha neles ouvido falar. Devem de ser uma delícia!
Um beijinho
 
Rebuçado, que nome mais doido é esse para um doce.será uma bala? aqui temos uma que chamamos de côco parece ser feita da mesma maneira. E fica deliciosa também.Ajuda aí, Vicktor, se souber explica a origem do nome.
 
Não sou grande amante de doces mas sei que nós portugueses temos dos melhores doces do mundo e só pela descrição me fez ter "água na boca". Depois, gosto muito deste termo tão português que é o "rebuçado". É de muitos "rebuçados" que o mundo precisa, para adoçar e avivar sentimentos como a amizade, o amor, a tolerância e a solidariedade. Bjs
 
Querida Fatyly

Também para mim são irresistíveis... sempre que passo perto deles ficam a fazer parte da minha moxila de viajante...

Beijinhos.
 
Querida Milu

São realmente uma delícia... Na estação de CF do Peso da Régua é tradicional a sua venda...

Junto ao Santuário de N. Sª dos Remédios, em Lamego, foi onde estes foram adquiridos.
Beijinhos.
 
Querida Lis

Rebuçado é um pedaço de açúcar caramelizado por vezes aromatizado com ervinhas de cheiro... é realmente a "bala" do Brasil, onde também lhes chamam confeites...

É curioso que a palavra confeite era dicionalmente usada em Portugal mas está a cair em desuso... o que é muita pena.

Beijinhos.
 
Querida Sara

Realmente "rebuçado" é palavra bem portuguesa e cheia de doçura... é o que vai faltando cada vez mais nas relações entre as pessoas...

"Podemos ser revolucionários sem perder a doçura natural..." Che

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?