Partilhar
quinta-feira, abril 01, 2010

e o mentiroso sou eu...

Será que tal como em relação a outras temáticas deveremos considerar “todos os dias do ano são Dia das Mentiras”? Pelo constante logro em que os cidadãos são induzidos nas palavras e actos dos governantes deste País tal não estaria muito fora da razão.

Muitas são as origens apontadas para que o dia 1 de Abril há muito seja considerado o Dia das Mentiras. Uma delas tem origem em França onde desde o século XVI o Ano Novo era festejado entre os dias 25 de Março e 1 de Abril, coincidindo com a chegada da Primavera.

Quando em 1564 o rei Carlos IX de França adoptou o Calendário Gregoriano determinou que o Ano Novo passasse a ter início no dia 1 de Janeiro o que desagradou a muitos franceses que continuaram a seguir o calendário antigo, isto é, considerarem o primeiro dia do ano o dia 1 de Abril. A partir daí passaram a ridicularizar este facto tendo o costume de enviar presentes estranhos nessa data, que mais tarde veio a descambar em mentiras.

Durante muito tempo os jornais diários e as emissoras de radiodifusão, criaram o hábito de dissimuladamente publicarem uma notícia falsa, mentira essa que viria a ser desmentida no dia seguinte. Com o advento da televisão, também este meio de comunicação social passou a usar do mesmo costume.

Nos tempos correntes a mentira e a meia verdade entraram nos hábitos correntes dos políticos, dos órgãos de comunicação social, da sociedade em geral. E se alguma vez o desmentido chega, é sempre na forma de uma mentira ainda maior.

Que maior mentira poderia ser dita hoje a população de todo o Mundo do que fazerem crer, os políticos e os órgãos de informação que os apoiam, que os 20 mais poderosos países pretendem resolver os problemas dos mais carenciados, dos milhões em todo o mundo que vivem de fome real?

Estão a analisar, isso sim, qual a alternativa possível à tremenda crise que o sistema capitalista atravessa. Será sempre uma alternativa temporária, pois um sistema que vive fundamentalmente da especulação financeira está, obviamente, condenado.

Etiquetas:


Comments:
Engraçado. Já aprendi algo de novo contigo, o que não é novo aliás :)

Não conheci a origem deste dia que, por casa. era o dia de aniversário do meu avô paterno.

Confesso que sou grande fã pois nos dias de hoje, na nossa sociedade as mentiras são tantas que, às tantas, este dia devia ser exactamente comemorado ao contrário: Dia da verdade. Nem que fosse uma só vez no ano (ehehehe) Bjs
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?