Partilhar
quarta-feira, julho 16, 2003

o ultimo fado de fernando mauricio

Nas minhas andanças pelo mundo, no tempo que passa sem sentirmos, deixei-me vadiar pelas casas de fado, especialmente aquelas onde se cantava o fado amador e espontâneo, em ambiente simultaneamente rasca e fidalgo, numa perfeita comunhão do querer e do sentir.

Na chamada “Linha”: Cascais, Birre, Alcabideche frequentei com alguma assiduidade O Tabuinhas, O Arreda, O Estribo e O Estribinho e pela Madragoa, em Lisboa, o Timpanas, a Cesária e o Solar da Madragoa, onde se ouvia o fado vadio até à exaustão e onde pontuavam figuras que pela sua forma de vida e pelo casticismo do seu cantar se transformaram em ícones de um imaginário fadista e da fadistagem.

Alto, elegante, com um carismático bigode foi envelhecendo neste caminho, foram-lhe despontando cãs que lhe davam mais encanto e encantando-nos com sua voz, especialmente com o fadistar de “A Igreja de Santo Estevão”. Voz profunda, olhar penetrante não demos importância ao tempo que ia passando.

Sempre pronto a partilhar a sua arte muito gostava de sair “fora de portas”, atravessar o rio e de Cacilhas, já não de burro que isso teria sido nos finais do século XIX, vir para junto do mar, e onde o fado fosse batido, num improvisado tasco de um parque de campismo ou na nobreza do Convento dos Capuchos, cantar o fado.

Mas os contadores do tempo não param, mesmo quando estamos menos atentos e não sentimos a areia da ampulheta a esgotar. Fernando Maurício foi tudo isso. A fadistagem está mais pobre. Enriquecidos estarão sempre os que tiveram o privilégio de o conhecer e de o ouvir.

um pouco de "A Igreja de Santo Estevão"

Comments:
Maurício foi simplesmente o Fado personificado, melodia, poema e alma.
Obrigado, Fernando
 
Caro Amigo
Fernando Maurício é eterno.
Um abraço.
 
Fernando Maurício pela garra, sentir e acima de tudo pela alma,
representou o verdadeiro fado de Lisboa.

Bem-haja Sr.Fernando
 
Caro Amigo
É bom receber neste espaço comentários de verdadeiros "mauricianos". Também eu muito o admirava e tive algumas oportunidades de o contactar pessoalmente.
Um abraço.
 
Mauricio, foste o fadista , o homem simples, o amigo do seu amigo, mauricio tu és eterno, tua amiga de sempre
rosa jeronimo
 
Querida Rosa
Sempre gostei muito de ouvir cantar o Fernando Maurício que tive o prazer de conhecer pessoalmente. E embora este texto tenha sido escrito à data do seu falecimento em 2003 fico sensibilizado por ainda continuar a ser lido e a merecer comentários.
Um beijo.
 
meu deus, fernando mauricio foi simplesmente o melhor.
passo noites a ouvir o rei. salvé fernando...
um abraço a tds...
pedro gouveia
alverca
 
Amigo Pedro Gouveia
Sou totalmente da sua opinião. bem haja pela memória do Fernando.
Um abraço.
 
o rei foi sem duvida um senhor, sem nunca perder o trono cantava pelo gosto e pelo verdadeiro sentido que o fado tem, caso contrario hoje seria um homem rico.
Saudades de quem teve o previlegio de falar, rir e chorar com Fernando Mauricio
 
Querida Carla
Fernando Maurício é eterno!
Beijinhos.
 
Não perdoo a este país o modo como trata os grandes artistas, Fernando Maurício era um grande artista e é o Rei do fado que o povo nunca esquecerá, na minha humilde opinião Fernando Maurício foi o fadista mais genuíno e mais importante da história do fado a verdadeira voz do povo.
 
Fernando Maurício pela garra, sentir e acima de tudo pela alma,
representou o verdadeiro fado.
Fernando Maurício foi o fadista mais genuíno e mais importante da história do fado.
 
mauricio: cresci a ouvir os teus fados! sempre me deste fado! tu respiravas fado! tive um dia o previlegio, por eronia do fado(destino) de ir parar À mesa em que estavas sentado,numa casa de fados! guardo esse momento para mim com muito carinho e orgulho de ter podido trocar algumas palavras contigo! senti me pequenino perto do meu rei fadista obrigado
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?