Partilhar
domingo, agosto 03, 2003

ondas da caparica - 2

Doces Sabores da Costa

Cada terra tem os seus próprios e originais doces, sendo estes, muitas vezes que dão notoriedade a localidade de origem, tal é a sua importância no entender das pessoas. Muito desta doçaria tradicional se deve ao esmero e cuidado das freiras dos conventos que se encontram um pouco por todo o país.

Na Costa de Caparica, o doce que a memória popular apresenta como genuíno produto da vila dá pelo nome de "Claudino" e era tradicionalmente fabricado pelo extinto Costa Nova, café e pastelaria que fez época na Costa de Caparica e cujo nome homenageava a origem de muitos ílhavos, logo, região de Aveiro. Daí que se não estranhe que um dos principais ingredientes dos "Claudinos" seja o doce de ovos.

Passado quase meio século os "Claudinos" passaram a ser fabricados pela quase totalidade das pastelarias da Costa e, hoje em dia, por quase todo o País. Curiosamente, quando fabricados fora da Costa de Caparica tomam muitas vezes o nome de "Caparicanos".

"Claudinos" e "Garibaldis", outra especialidade muito apreciada na Costa, fazem par no capítulo da doçaria com os gelados que de muito boa qualidade são igualmente produzidos na Praia do Sol.


Nudismo na Caparica

A agressividade ambiental, provocada inevitavelmente pelo desenvolvimento industrial, leva o ser humano a uma procura constante de espaço que lhe permita um retorno ao contacto com a Natureza, em simultâneo com uma vivência colectiva.

Nesse sentido é, cada vez maior, a adesão popular à prática de desportos e de actividades que privilegiem o contacto com a Natureza, especialmente as actividades de ar livre.

Por ser uma actividade completa, que alia o contacto com a Natureza com o despojar dos adornos que a civilização impõe de forma anti-natural, o Naturismo ou o Nudismo, como muitos a designam, é uma actividade cada vez mais atractiva e mobilizadora dos seres humanos, independentemente do extracto social, da raça, da idade e do sexo.

O Nudismo é um modo de vida em harmonia com a Natureza, caracterizado por se praticar em grupo, encorajando o auto-respeito, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

Milhões de seres em todos os continentes encontram no Nudismo uma forma saudável de conviver com a Natureza, encarando o seu próximo com fraternidade e respeito.

A sensação do contacto total com a Natureza e a partilha desta sensação com outras pessoas traduz-se num sentimento ímpar de realização integral.

Muito embora se trate de uma atitude perfeitamente natural e saudável, o Nudismo foi considerado em Portugal, até data recente, um tabu institucional, muito embora praticado amiúde em muitas zonas do país.

A acção da Associação Naturista de Portugal foi determinante para conseguir a perfeita legalização e correspondente regulamentação de algumas zonas pioneiras na prática do Nudismo.

A Praia da Bela Vista, a sul da Costa de Caparica, foi a primeira a obter tal estatuto, com a aprovação do referido atributo pela Assembleia Municipal de Almada em 1995.

Chegamos à zona onde legalmente a prática do Nudismo está protegida, pelo acesso à Praia do Rei, quem vem da Costa pela Estrada das Praias, cortada à direita na curva e quem vem da Charneca de Caparica, pela Descida das Vacas, cortada à esquerda ao fundo. Então, sempre por terra batida seguimos até ao final da estrada, podendo os veículos ficar estacionados no amplo parque de estacionamento da Praia da Bela Vista (transpraia 17). Depois, a zona destinada à prática do Nudismo é atingida a pé pela praia ou pelas dunas. Em alternativa poder-se-à utilizar o Transpraia, paragens 18 e 19.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?