Partilhar
sexta-feira, agosto 08, 2003

situações curiosas

Sexta-feira, dia 13

Quando a slot machine do Universo faz coincidir um determinado dia da semana com o dia de calendário a que são atribuídos poderes especiais, como sempre acontece nas sextas-feiras dia 13, alguns factos extraordinários poderão acontecer.

É evidente que no caso concreto desta coincidência não está em causa um acontecimento aleatório como acontece com as máquinas de jogo, mas algo bem determinado. Contudo, a imagem agrada-me, duas rodas rodando desordenadamente e puff, dia 13 e sexta-feira.

Em termos cósmicos esta coincidência acontece mais vezes do que poderá parecer a uma primeira observação. Em termos da tradição popular existem fortes hipóteses de acontecimentos extraordinários.


Notação romana para o tempo que passa

Existem pequenos pormenores que nos passam despercebidos na agitação do dia-a-dia e que num breve fulgor podem ser trazidos ao nosso consciente.

Durante anos e anos procurava saber a data de origem dos filmes a cuja projecção assistia nas salas de cinema ou na televisão, procurando vislumbrar na ficha técnica final uma breve informação escrita em numeração romana. Por vezes era difícil fazer essa leitura num fugaz golpe de vista.

Assim, 1959 era MCMLIX, enquanto 1987 seria MCMLXXXVII e 1999 escrevia-se MCMXCIX. Este tipo de leitura saiu dos meus hábitos talvez pela redução dos meus interesses cinéfilos e foi assunto em que deixei de pensar.

De súbito, sou alertado para a grande mudança ao assistir a um filme recentemente exibido na televisão. Na transição do milénio tivemos a simplificação máxima de toda esta notação baseada na numeração romana. O último ano do século XX representa-se por MM e o primeiro ano do século XXI tem como representação MMI.

O aproximar-se destes tempos e desta mudança de notação foi tão subtil que fiquei deveras surpreendido.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?