Partilhar
segunda-feira, agosto 04, 2003

um dia, uma ideia

Ontem um sorriso de felicidade, hoje um esgar de desespero

Não passaram ainda muitos meses que assisti a uma sessão em que uma autarca do nosso país entregou, tal como tem acontecido nos últimos anos, uma importância significativa, a cada uma das três corporações de bombeiros voluntários existente no município.

Entregou essa verba, destinada à aquisição de viaturas de ataque ao fogo, dizendo que o fazia com o pesar de quem desejava entregar muito mais, pois sabia que tal verba ia totalmente ser posta ao serviço das populações.

Nos agradecimentos, um dos comandantes, usando da palavra em nome dos restantes, afirmava que nunca o poder central contribuíra com apoios semelhantes que, aliás, nem tinha nenhum representante numa sessão onde se festejava o Dia Municipal do Bombeiro.

O Verão da canícula e das preocupações ainda vinha longe mas os bombeiros voluntários já estavam preocupados, já alertavam para a falta de meios, que não de vontade de serem úteis quando necessário.

Os bombeiros voluntários desfilaram, depois, como forma de agradecer a oferta que havia sido feita às populações. A edil, por seu lado, não se cansava de afirmar que não fazia mais do que a sua obrigação, no sentido de dar maior protecção às pessoas e bens, como era seu dever.

Havia sorrisos de alegria nos rostos dos bombeiros. Reconheci nas imagens televisivas recentes muitos desses rostos, de bombeiros que do sul foram apoia os seus companheiros nos fogos no centro do país. Mas os seus rostos apresentavam sofrimento desespero e indignação por não terem sido ouvidos a tempo por quem detém o poder.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?