Partilhar
quinta-feira, agosto 07, 2003

um dia, uma ideia

Tranparência necessária

Multiplicam-se as iniciativas de solidariedade para com as pessoas violentamente atingidas pela voracidade dos fogos florestais que se têm vindo a verificar um pouco por todo o País. Duma forma geral são iniciativas promovidas pelas emissoras de televisão, contam com a participação gratuita de dezenas e dezenas de artistas e apelam à dádiva benévola da população em geral.

Não sabemos nós cidadãos comuns quais os critérios para a sua distribuição, assim como não foi tornado público, porventura, ainda não foi determinada, a dimensão real da catástrofe. Há pois um apelo aos sentimentos mais superficiais do Povo português impressionado por uma série de reportagens, muitas delas em directo, que apelam sistematicamente ao rápido sentir de compaixão de pena de lamento. A responsabilização do acontecido continua a ser escamoteada.

Aliás, o Governo decidiu da disponibilização a partir dos cofres do Estado do número redondo de 50 milhões de euros. O que levou à determinação desta verba? Quando chegam aos destinatários os 50 milhões? Que critérios vão ser seguidos para a distribuição das verbas?

Todos nós sabemos e somos vítimas da morosidade das decisões da pesadíssima máquina burocrática do estado. Quão fácil é exigirem dos cidadãos o pagamento de contribuições e impostos. Quão difícil é a sua devolução, quando é caso disso.

É importante clarificar todas estas situações. É importante sabermos que as verbas e o bens disponibilizados para a população sofredora vai chegar a quem mais necessita e não seguir o caminho enviesado dos compadrios, tão useiros neste País perante situações semelhantes.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?