Partilhar
domingo, agosto 10, 2003

um dia, uma ideia

Sofrimento de um Povo

Bassorá, no sul do Iraque, é o exemplo mais conseguido duma situação que qualquer observador minimamente informado saberia que iria acontecer e que o governo dos Estados Unidos com todo o seu potencial de informação não teve capacidade de prever.

A exigência de que os americanos abandonem o território, a pretensão de conduzir os destinos com as próprias mãos, traz o Povo para a rua em manifestações monumentais contra um invasor um opressor que destruiu uma terra e um Povo e que se nega a repor a legalidade.

Esta situação de revolta popular era de há muito esperada na região, uma vez que os Estados Unidos nunca conseguiram estabilizar o funcionamento das instituições, quer as oficiais, quer as privadas.

A região luta com uma tremenda falta de bens, inclusive de combustíveis, o que paralisa toda a actividade mercantil, enquanto que a gasolina é vendida no mercado negro para o Kwait.

Como sempre acontece nestas circunstâncias uns tantos, poucos, estão a ganhar fortunas à custa do sofrimento de um Povo continuando uma ditadura, agora sem ditador, que cilindra vontades e sonhos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?