Partilhar
sábado, agosto 23, 2003

um dia, uma ideia

Não queremos a "pirâmide" de novo

Multiplicam-se as campanhas e jornadas de solidariedade para com as populações tremendamente sacrificadas pelos fogos de verão, especialmente nas zonas centro e da serra algarvia. Campanhas promovidas pelas entidades do costume e com o apoio mediático das cadeias televisivas.

O Governo da Nação foi expedito e, no meu ponto de vista, leviano em disponibilizar de pronto 50 milhões de euros, obviamente com objectivos políticos, enquanto os diversos ministros iam dizendo que se não deveria politizar a questão. Digo que o fez de forma leviana, pois o que pretendeu foi avançar com um número redondo, de “encher o olho” e sem qualquer base minimamente séria no seu estabelecimento.

Claro que as populações sacrificadas, não fosse a intervenção das autarquias, continuariam como há 15 dias, como há um mês, na espera de boas novas vindas dos lados do Terreiro do Paço, como se dizia noutros tempos. Pelas bandas dos governantes, gozadas férias, bem instalados nas suas residências, bem comidos, perdão com farta alimentação, há que efectuar estudos, as comissões têm que se pronunciar. Um dia, quando?, serão tomadas as decisões.

As cadeias de televisão já obtiveram os seus ganhos na publicidade conseguida fruto das audiências que os programas de solidariedade conseguiram. A senhora ministra das Finanças já recolheu milhares, talvez milhões de euros, do “tal” IVA. A Cruz Vermelha, a Caritas e outras instituições de solidariedade já tiveram o seu tempo de fama.

Se não aparecer uma “pirâmide” pelo caminho as populações receberam alguns subsídios baseados em critérios que quem manda virá a estabelecer. Um dia...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?