Partilhar
segunda-feira, agosto 25, 2003

um dia, uma ideia

Simplesmente Luísa

Um dia, caminhava eu ali para os lados do Pragal, metido com os meus próprios pensamentos, quando fui desperto por um ternurento quadro familiar. Com o tempo agreste, uma jovem mulher, modestamente vestida, puxava, literalmente puxava, pelos seus rebentos que ia levar à escola.

Cena bonita de ver. Prestei um pouco mais de atenção. A jovem mulher, já não tão jovem assim, não muito alta, desembaraçada, deixou-me pasmado de surpresa. Era a Luísa Basto!

A mais bela voz portuguesa da actualidade, na minha modesta opinião, ali estava num ternurento quadro familiar quando eu sempre esperava vê-la actuar nos melhores palcos nacionais e internacionais.

Com uma formação de canto ímpar, obtida em Moscovo, foi voz e imagem da Revolução dos Cravos. Actuou com os melhores artistas dos anos setenta do século passado nos muitos espectáculos de “canto livre” que levaram música onde até então nunca tinha chegado neste nosso país tão pequenino.

Depois foi silenciada. Ignorada pelos órgãos de comunicação social. Lançada ao ostracismo pelas editoras discográficas, cantava para os amigos no restaurante que tem no Pragal e onde se mantém uma homenagem permanente a um grande homem das letras: Manuel da Fonseca.

A Luísa continuou a lutar, a lutar com a sua maravilhosa voz, temperada como o aço, fruto da luta diária dos operários e das famílias que vão caminhando para a penúria de uma sociedade em decadência. Mas a Luísa continuou a lutar.

Conseguiu gravar um disco de fados, cantados com alma e sentir, que rapidamente se esgotou e que a editora não voltou a reeditar. Luísa não poderia nunca ser disco de ouro, sequer de um metal menos nobre como a prata. Mas Luísa continuou a lutar.

Dois mil e três vai ser o seu ano de glória. Vinte e nove anos depois de ter regressado a Portugal. Felipe La Féria escolheu LUISA BASTO para encarnar a figura de Amália Rodrigues no seu espectáculo Amália, para a apresentação no Casino Estoril.

Bravo Luísa Basto!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?