Partilhar
quarta-feira, agosto 27, 2003

uma dia, uma ideia

Noite Luminosa

Hoje é noite de futebol. Hoje é noite de Marte grande. Vai ser uma distracção. O Benfica joga com o Lazio. O Real Madrid joga com as Baleares. Marte joga com a Terra e com o Sol.

As gentes deste País vão estar a olhar para a televisão ou então a olhar para o céu. Vai ser uma distracção. Amanhã as conversas vão andar à volta destes importantes temas, que até dão origem a que eu escreva este texto.

O desemprego, os despedimentos, as falências (?) de empresas. Os sem abrigo, a toxicodependência, a fome.... sim a fome! Os professores que não são nomeados, os cuidados de saúde que falham, as escolas que vão iniciar o ano lectivo com os problemas do costume. A pressão sobre o aparelho judicial, a corrupção, o “buraco” do orçamento de Estado cada vez maior. As indemnizações ao mártires dos fogos que tardam, as indemnizações aos mártires das enxurradas dos Açores que não vêm, a burocracia das candidaturas às indemnizações. A exploração dos imigrantes, a insegurança que é cada vez maior, os assaltos, os roubos.

Estes são os problemas de um país real, e cada vez mais o mais atrasado da Europa comunitária, daqui a pouco o mais atrasado de toda a Europa.

Vamos ver o futebol e torcer pelo Benfica. Vamos ver o planeta Marte e torcer para que não haja uma avalanche de partículas cósmicas que dificultem a visão. E depois... Vamos indignar-nos...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?