Partilhar
domingo, setembro 28, 2003

cavaleiro da esperança

Coube ao Presidente do Brasil, Luiz Lula da Silva, fazer o discurso de abertura da 58ª Assembleia Geral da ONU, tendo solicitado aos membros da Organização das Nações Unidas que procedessem a uma reforma urgente da instituição que, com o actual estatuto, tem vindo a perder importância internacional.

Mas os aspectos fundamentais da sua intervenção centraram-se em dois outros aspectos que desde há muito lhe são muito caros.

Primeiro, fez uma violenta crítica à forma como teve lugar a intervenção americana no Iraque, ignorando a própria ONU, criando condições para a desacreditar e agindo mais para fazer a guerra do que para construir a Paz.

Segundo, interviu na defesa do combate à fome a nível mundial, afirmando que este problema atinge um quarto da população mundial que vive numa tremenda penúria. Afirmou, entre outras coisas, “erradicar a fome no mundo é imperativo moral e político e todos sabemos que é factível, se houver, de facto, vontade política de realizá-lo”.

Lula foi igual a si próprio, defendendo nesta reunião do mais alto nível a prioridade à intervenção real nos aspectos sociais, aqueles que são determinantes na evolução da Humanidade que possuindo a mais avançada tecnologia de sempre no campo das comunicações, continua a dar o primado à incomunicação entre os Povos.

É no diálogo que se encontrarão as soluções para os grandes problemas que afligem a Humanidade, como sejam a fome, a saúde, a educação. O diálogo é o oposto à aplicação unilateral da força e da violência que os senhores do Mundo continuam a defender como solução para a Paz. Não pode haver maior cinismo.

Continuo a pensar, pese aos iluminados comentadores da nossa praça, que a esperança de um Mundo melhor, de um Mundo novo solidário, que a “luz ao fundo do túnel” se encontra contida no pensamento e na acção de Luiz Inácio Lula da Silva e que a contribuição do Brasil será determinante para atingir esse objectivo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?