Partilhar
domingo, setembro 14, 2003

torres sineiras alentejanas

Singela no seu traço, algo abandonada no seu embelezamento, continua altiva em terras de Guadalupe, zona de forte esoterismo e onde bem perto se situam o menhir e o cromelec de Almendres. A igreja a que pertence esta torre sineira serve uma população de 500 habitantes na sua maioria sem fortes ligações religiosas mas muito sedentos de algum desenvolvimento, especialmente turístico, que a existência de importantes peças pré-históricas bem justifica.



Medieva e altaneira, com marcas do tempo bem evidentes esta torre sineira tem testemunhado, no decorrer das eras, as mais diversas vicissitudes porque passaram as terras do Alentejo, com avanço e recuos da moirama já nos tempos do reino de Portugal, porque antes, já teria testemunhado a passagem de outros povos e de outras gentes.



De uma alvura sem mácula esta torre sineira pertence à igreja matriz de Monsaraz, onde no largo fronteiro a população local ainda tem por hábito deixar passar o tempo em amena cavaqueira, discutindo as últimas novidades do Mundo, as pequenas querelas locais e, muito em especial, vendo os muitos turistas passarem pela ruela fronteira.



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?