Partilhar
domingo, outubro 05, 2003

castelo de almourol

O castelo de Almourol foi construído cerca do século II A.C. numa pequena ilhota rochosa do Tejo, entre Vila Nova da Barquinha e Praia do Ribatejo. Supõe-se que o castelo tenha sido construído no local de um primitivo castro lusitano conquistado pelos romanos durante a ocupação da Península Ibérica. Tem cerca de 310 metros de comprimento, 75 de largura e 18 de altura acima das rochas escarpadas.



Posteriormente, foi ocupado pelos Alanos, Visigodos e Mouros. A fortaleza de "Almorolan" (do árabe pedra alta) foi conquistada aos mouros no reinado de D. Afonso Henriques (1129) que a doou a Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, encarregue pelo povoamento e defesa de terras entre o Mondego e o Tejo.



Entre 1160 e 1171, o Castelo de Almourol foi reedificado e terá sido várias vezes restaurado nos reinados seguintes. Esteve na posse dos Templários até à sua extinção, apresentando portanto características arquitectónicas predominantemente militares: dois recintos comunicantes rodeados por muralhas com dez torres cilíndricas e bastões que assentam irregularmente devido ao relevo da ilha. No segundo recinto ergue-se altiva a Torre de Menagem. Durante o Séc. XIX foram executadas várias obras de restauro que alteraram a sua fisionomia original.



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?