Partilhar
terça-feira, outubro 21, 2003

a minha crítica

Uma semana quase passada, algum tempo a aboberar as ideias e a decisão: comentar o livro Blogs, de Paulo Querido e Luís Ene, editado pela CentroAtlântico.pt e apresentado publicamente no passado dia 15 de Outubro, na Ribeira, em Lisboa.

Trata-se de uma obra, de salientar a primeira lançada em Portugal, bem equilibrada nas suas componentes técnica e prática, sem nunca cair na tentação fácil quando estamos presentes a tecnologias emergentes, de recorrer a uma linguagem hermética, só entendível pelos iniciados.

Na verdade, percorre em linguagem comum, os aspectos históricos, mais recuados e recentes, não deixando de procurar e evidenciar razões objectivas que levaram a uma grande explosão na utilização dos blogues como meio de comunicação.

Dedicam, igualmente, todo um capítulo aos curiosos que pretendam iniciar-se neste mundo de surpresas ou para aqueles, que já por cá andam mas que pretendem aprofundar os seus conhecimentos teóricos.

Uma iniciativa de grande inovação nesta coisa dos escritos foi o facto de terem dado a palavra a alguns dos futuros leitores. Uma "ideotice”, diríamos aqui na Oficina. São estes rasgos do pensar, de pensar diferente, que marcam realmente as obras de excepção.

A visão do bloggers, “livros sem páginas e páginas sem livros” e um conjunto de micro-entrevistas sobre o tema “Blogues literários em português”, constituíram esse capítulo de excepção. É quase como a história de ler hoje o jornal do dia seguinte. Brilhantes as questões levantadas, brilhantes (quase) todas as respostas dadas.

Finalmente um “guia dos blogues portugueses” incompleta como sempre tem que acontecer nestas coisas, mas com o critério de dar exemplos de quase todos os temas e os géneros abrangidos pelos blogues portugueses.

Para “epilogar” esta obra de referência na blogoesfera de língua portuguesa, o humor. É o início do muito que a veia humorística dos portugueses vai contar nas mesas de café, nas tertúlias, no correio electrónico.,

Concluindo: Recomendo vivamente este livrinho de 152 páginas de fácil, mas útil, leitura.



Ficha Técnica
BLOGS
Autores: Paulo Querido e Luís Ene
Editor: Centro Atlântico
1ª Edição, Outubro de 2003
152 páginas
ISBN: 972-8426-75-5

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?