Partilhar
quinta-feira, outubro 30, 2003

o sol de todos nós

Uma actividade solar extrema atingiu o seu apogeu ontem, dia 29 de Outubro, com a verificação das mais violentas explosões solares dos últimos anos. Este fenómeno de verificação cíclica tem importantes influências na actividade humana, atendendo a forte ionização que provoca nas camadas superiores da atmosfera.

O ciclo da actividade solar é de cerca de 11 anos, tendo tido maior intensidade nos anos de 1982 e 1993 confirmado, aliás, pelas excelente comunicações de longa distância conseguidas com a utilização de emissores receptores de ondas curtas. Com uma maior ionização das camadas superiores da atmosfera o “salto” da onda reflectida tem uma maior amplitude conseguindo-se estabelecer contactos rádio de outra forma impossíveis.

Estes acontecimentos influenciam especialmente os sistemas que recorram no seu funcionamento às ondas electromagnéticas, como sejam a navegação aérea, as comunicações satélite, os sistemas de transporte de electricidade e outros.

Afecta, ou pode afectar, o estado de espírito do ser humano, quer pela maior carga energética disponível na Natureza, quer pela própria ionização. De qualquer forma o número de manchas solares tem vindo a aumentar gradualmente, desde o último ponto de baixa actividade há cerca de 5 a 6 anos atrás.

Para os amantes de contactos de longa distância via rádio é sempre um momento esperado com ansiedade. Novos contactos, novas amizades, um derrubar cada vez maior das barreiras políticas, religiosas e culturais da incomunicação.

Pela defesa da comunicação livre entre as pessoas.


fonte: nasa


PARA SABER MAIS

Clima Espacial - http://www.sunspotcycle.com/

Imagens Solares Actualizadas - http://umbra.nascom.nasa.gov/images/latest.html

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?