Partilhar
quinta-feira, outubro 09, 2003

os fogos de verão combatem-se no inverno

Com a chegada do Outono, temperaturas mais baixas e humidade relativa mais elevada, passaram os tempos dramáticos dos fogos florestais que, um ano mais, deixaram as nossas matas e florestas devastadas. Como já vai sendo habitual neste País, não foram extraídas responsabilidades e muito menos ensinamentos para os anos futuros.

Este País é mesmo assim. Vive os problemas ao ritmo que a comunicação social impõe, sem que as pessoas tenham maior capacidade de indignação do que aquela a que leva à criação de mais uma mão cheia de anedotas circunstanciais.

A seguir a um escândalo, outro vem. Depois de uma notícia sobre corrupção ao mais alto nível, em uma outra colocar a luz dos projectores num assunto totalmente diverso. E assim neste País, onde já alguém afirmou, com um Povo facilmente governável, se vai deixando para traz a responsabilidade dos prevaricadores.

O que os órgãos de comunicação social não destacam são as coisas positivas que fazem contraponto a tanto desleixo, incúria, incompetência. Os portugueses também não gostam, por natureza, de tecer elogios a terceiros, portanto, tudo fica bem.

Vem isto a propósito da situação verificada neste Verão e em anos anteriores na zona arborizada da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, que engloba a centenária Mata dos Medos, no Pinhal do Rei.

Este ano na área geográfica do Concelho de Almada arderam somente 6 hectares, dos quais 4% foram na área florestal. A Área Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica não foi afectada por nenhum incêndio.

É paradigmático o que se passou no Concelho de Almada, onde foi lançada muito antes do Verão a operação “Floresta Segura Floresta Verde” baseada numa intensa prevenção e vigilância, que envolveu o Serviço Municipal de Protecção Civil e as três corporações de bombeiros do Concelho, Almada, Cacilhas e Trafaria.

E porque a prevenção dos fogos de Verão se realiza no Inverno os serviços adequados do Município já encetaram os trabalhos nesse sentido.



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?