Partilhar
terça-feira, outubro 07, 2003

quanta hipocrisia...

Não fica claro para o leigo nestas coisas do tabaco qual o suporte legal para as frases que começaram a aparecer impressas nos maços de tabaco, visto a ele não haver qualquer referência. Imposição de uma norma europeia transporta para a legislação portuguesa? Legislação genuinamente nacional?

Independentemente da sua génese, o que não deixa de ser verdade é uma tremenda falta de gosto e de senso comum que transparece em frases bombásticas, de grande dramatismo, mas ao que me conste ainda não fez com que alguém tivesse deixado de fumar.



De qualquer forma, algumas das frases tem por objectivo atingir “o ponto fraco” dos homens como se fossem estes o âmago da questão FUMAR.


imagem deliberadamente deitada para mais difícil leitura


Mas a imaginação do ser humano não passa. Eventualmente, com a modesta contribuição da Oficina das Ideias eis que surgem no mercado, a preço módico, umas pequenas caixas de grande beleza decorativa que irão funcionar como pequenos contentores para os, agora, horríveis maços de tabaco.

Mas o melhor de todos os negócios fruto desta iniciativa governamental diz respeito à venda de cigarreiras, que tanto se usaram nos anos sessenta e setenta do século passado e que se tornaram na prenda preferida que as esposas oferecem aos maridos que não querem ver apontados como passíveis de perderem a potência.

Deixo três questões com o risco de serem incómodas:

1. Quem é o membro do governo da Nação que tem um familiar fabricante de cigarreiras (de prata, claro)?
2. Como é que a senhora ministra IVA Ferreira Leite iria passar sem as verbas resultantes da venda de tabaco se esta decrescesse drasticamente?
3. Como é que a Tabaqueira contribuiria com as importantes verbas anuais que entrega ao Instituto do Cancro?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?