Partilhar
sexta-feira, outubro 03, 2003

um dia, uma ideia

Corrupção, compadrio, troca de influências...

Cada dia que passa, neste País conturbado, conturbado por desgovernado que está, uma nova notícia surge ao saber do público sobre a incompetência, a corrupção, o compadrio e o favoritismo que existe no aparelho do estado, ao mais alto nível.

Neste últimos dias foi a notícia de que a filha de um ministro teria ingressado ilegalmente na Universidade mediante um despacho especial de um outro ministro. Em causa estaria a filha do ministro do Negócios Estrangeiros a beneficiar de uma excepção ilegal aberta pelo ministro do Ensino Superior e da Ciência.

Uma vez mais a notícia surge fruto da investigação de um órgão de informação televisiva o que só vem dar razão ao que escrevi no post A Força da Informação do passado dia 28 de Setembro. Caso essa investigação não viesse a público o assunto passava longe do conhecimento público e dos deputados à Assembleia da República e a ilegalidade tinha os efeitos pretendidos: beneficiar alguém em prejuízo de terceiros, fruto de compadrio e de troca de favores.

Tudo o que se diga, se justifique, se realize depois disso cheira a falso...

Passadas mais de dezassete horas depois da notícia vir a público, e já muito depois dos partidos da oposição se terem pronunciado, toma a palavra o ministro cuja filha foi beneficiada, dizendo que não pediu nenhum favor, que inscreveu a filha na Universidade depois de os seus advogados terem analisado que nenhuma ilegalidade existia... Mas para evitar mais ditos e polémicas a sua filha não iria ocupar o lugar que tinha conseguido na Universidade e iria continuar os seus estudos no estrangeiro.

Quanta arrogância... Quanta vontade de humilhar quem lhe “descobriu a careca”... Quanto desprezo pelo colega ministro a quem apontou o dedo despudoradamente...

Mais valia ter dito: Povo, populaça, vão cagar, não me chateiem, que tenho dinheiro para passar por cima de tudo isto...

São estes os governantes que temos. Mas o Primeiro Ministro insiste em mantê-lo no lugar.

Quanto ao ministro que terá concedido o favor ao colega, melhor à filha do colega, esse usou da palavra quatro ou cinco horas mais tarde para dizer que tinha apresentado a sua demissão ao Primeiro Ministro, pese o importante trabalho de restruturação do ensino que estava a realizar, aliás muito contestado no campus universitário.

Com isso tenta silenciar um assunto que será por certo a ponta de um icebergue que é a corrupção existente no seio do governo. Sacrificaram um cordeiro para que os lobos, figura de estilo pois os lobos são maravilhosos, continuem a encher os amplos bandulhos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?