Partilhar
quinta-feira, outubro 23, 2003

um dia, uma ideia

Mais um “último lugar” para Portugal

De acordo com um relatório da Comissão Europeia, Portugal encontra-se no último lugar de uma tabela de 25 países europeus, que considera já as adesões do próximo ano, no que diz respeito a qualificação profissional e salários.

Do referido relatório destaca-se que, em idade de trabalhar, somente 8 por cento dos portugueses possuem nível elevado de qualificações, enquanto que 14,1 se ficam pelo nível médio de qualificações. Em conclusão, 77,9 possuem baixa qualificação profissional.

Também no que diz respeito aos salários, Portugal com um salário bruto mensal médio para a indústria e serviços de 950 euros fica muito aquém de países do norte da Europa, mantendo-se no último lugar da Europa comunitária.

Em termos de formação profissional, Portugal tem desperdiçado de forma irracional importante capital do Saber, colocando em situação de desemprego ou de sub-aproveitamento milhares de quadros qualificados com capacidade de partilhar o Saber acumulado em muitos anos de dedicado labor.

A ânsia desmedida de reduzir custos com base na redução que quadros técnicos ou não, tem levado a tal desperdício, assistindo-se a uma total inépcia dos actuais quadros dirigentes, provavelmente com altas classificações universitárias e muitos “MBA’s”, mas sem qualquer entendimento da realidade das empresas.

Contudo, uma questão sempre se põe no meu espírito: Será que neste mundo de canibalismo empresarial e de globalização selvagem haverá interesse em manter economicamente saudáveis e com índices de rentabilidade interessantes as empresas portuguesas ou sediadas em Portugal?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?