Partilhar
quarta-feira, outubro 22, 2003

viver os areais da caparica

Apanha da Conquilha

São amplos os areais da Caparica, que espraiam as suas tonalidades de doirado por mais de 20 quilómetros. O mar é fértil nas suas dádivas, não raro se encontram pessoas curvadas sobre as areias na recolha de diversificadas conchas de maravilhosos formatos e cores.



Lá bem longe, com a maré preferencialmente em vazante, os apanhadores de conquilha puxam afanosamente os seus arrastos manuais, mantendo um equilíbrio fundamental entre a quantidade de ondulação necessária à maciez da areia e a água que não ponha em causa a sua segurança.



A maior parte do arrasto é constituído por pedras e conchas partidas, aproveitando somente uma pequena porção de conquilhas vivas. São necessários diversos arrastos para conseguirem alguns quilos de conquilha que virão mais tarde a vender directamente aos restaurantes da vila.



Os restaurantes da Caparica confeccionam maravilhosos petiscos tendo como base as conquilhas. Um dos pratos mais conhecidos é "Conquilhas à Bulhão Pato". Bulhão Pato, poeta, que viveu longos anos num palacete de Monte de Caparica.



Comments:
Olha a minha mãe :)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?