Partilhar
segunda-feira, novembro 17, 2003

do fundo do baú das memórias

Relembrar algumas das memórias que se encontram bem lá no fundo do baú onde guardamos recordações de situações vividas há muito ou que nos foram contadas pelos mais velhos



A "Boneca"

Naqueles anos do pós-guerra Portugal vivia em grande penúria, pois embora não tivesse tido custos do empenhamento militar, também não tivera qualquer capacidade de desenvolvimento, isolado por vontade dos seus governantes no extremo ocidental da Europa.

As famílias recorriam com grande frequência a alguma auto-suficiência para poderem subsistir numa época de grande carência e de racionamento dos bens de consumo essenciais. Era então, frequente os quintais dos rés-do-chão e das caves dos prédios serem reservados para uma pequena horta e para a criação de galinhas e coelhos que ajudavam a compor a dieta alimentar da família.

Aconteceu um dia meu pai ter resolvido comprar uma cabra recém-nascida para ser alimentada em casa e nos campos, amplos campos que existiam antes da minha terra se transformar numa imensa cidade de betão.

De cabrinha muito pequena e brincalhona foi-se transformando numa enorme cabra adulta e cheia de força. Das brincadeiras que tinha comigo, sempre me derrubando, passou a marrar-me com força pois como é normal ela cresceu muito mais rapidamente do que eu.

Além do mais, chegou a altura de ela cumprir a missão para que foi comprada pelo meu pai e alimentada durante alguns meses. Iria ser sacrificada para alimentação da família durante alguns tempos. Foi levada para o matadouro e entregue ao talhante que iria preparar devidamente sua carne para alimentação.

Foi o drama. Chorei, revoltei-me contra o que haviam feito à “Boneca”, era esse o seu nome, neguei-me a comer daquela carne. Toda a família seguiu o meu sentir. O meu pai deu a totalidade da carne criada com tanto sacrifício aos amigos e familiares.

Foram mais alguns tempos de penúria alimentar, mas era impossível seguir outro caminho.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?