Partilhar
sábado, novembro 08, 2003

lua zangada

Seis lunações após o primeiro eclipse lunar total verificado no corrente ano, num período desde há séculos conhecido por Saros, terá lugar na noite de hoje para amanhã o segundo eclipse total da Lua, visível em todo o hemisfério Norte. Estes fenómenos acontecem sempre em tempos de Lua Cheia o que acontecerá relativamente a Portugal às 1hora e 13 minutos de 9 de Novembro.

A Lua vai entrar no cone de sombra projectado pelo Sol por interposição da Terra às zero horas e dezoito minutos, verificando-se o eclipse total cerca de 1 hora depois, portanto, às 1 hora e 18 minutos de 9 de Novembro.

O céu provavelmente muito nebuloso na altura vai dificultar a observação do fenómeno, muito embora há poucos minutos eu tenha tido a felicidade de ver a Lua em todo o seu esplendor.

O posicionamento da Lua quando se iniciar a sua entrada no cone de sombra será ligeiramente à esquerda do ponto cardeal Sul irá fazendo a sua deslocação par poente, encontrando-se na fase final do fenómeno praticamente no pondo cardeal Oeste, então, já muito próximo do horizonte, com dificuldades agravadas de observação nas zonas urbanas.

O fenómeno do eclipse lunar está muito associado na tradição popular à zanga, a chamada “Lua zangada” o que não será, igualmente, estranho a alguns arrufos entre os amados. Não é sem alguma razão que a Lua em todo o seu esplendor é deveras benéfica para os amantes.

Observação a não perder pelos curiosos destes fenómenos: a partir das 23:30 horas olhando o firmamento numa direcção entre nascente e o ponto cardeal Sul.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?