Partilhar
quarta-feira, novembro 12, 2003

sabores de valle de rosal

A arte da gastronomia, com recurso a receitas tradicionais, de preferência da região da Costa de Caparica, com o toque pessoal da Maria Teresa. Bom apetite!


Arroz de tamboril com camarão e amêijoas

Ingredientes (para 4 pessoas)
1,250 kg. de tamboril
500 gr. de camarões 80/100
500 gr. amêijoas de mergulho
400 gr. arroz agulha
2 cebolas
3 cravinhos
1 tronco de aipo
1 ramo de salsa
3 dentes de alho
Mistura de pimentas em grão
1 folha de louro
Azeite
2 tomates
4 c.s. polpa de tomate
2 dl. de vinho branco
1 ramo de coentros



Preparação
1. Colocar as amêijoas em água e sal durante 2 horas no frigorífico para perderem a areia, embora, a amêijoa de mergulho a tenha em reduzida quantidade.
2. Despelar o tamboril e cozer juntamente com uma cebola com três cravinhos espetados, um tronco de aipo, um ramo de salsa, dois dentes de alho e mistura de pimentas em grão. Coar o caldo da cozedura (caldo aromático) num pano fino e reservar. Cortar o tamboril, sem pele e sem espinhas, em cubos.
3. No tacho de fundo térmico juntar 1 cebola cortada em fatias, um alho, uma folha de louro e azeite. Deixar aloirar a cebola e juntar dois tomates picados e 4 c.s. de polpa de tomate. Voltar ao lume. Juntar 2 dl. de vinho branco e voltar ao lume para completar o refogado.
4. Juntar o caldo aromático e acrescentar água para perfazer 4 porções de caldo por cada de arroz. Deixar ferver.
5. Juntar o arroz e deixar cozer durante 4 a 5 minutos. Juntar o tamboril e as amêijoas e deixar estas últimas abrirem.
6. Juntar os camarões e deixar cozer durante mais 2 minutos. Ainda a ferver juntar coentros migados. Tapar o tacho, retirar do lume e deixar o arroz abrir um pouco mais.
7. Servir dentro do tacho ainda quente.



Nota: recomendo que este divinal arroz de tamboril seja acompanhado por vinho Quinta de Camarate, branco seco 2002 (Vinho regional Terras do Sado) do qual amanhã publicaremos a respectiva nota de prova.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?