Partilhar
domingo, novembro 02, 2003

três meses depois

Três meses já passaram sobre os dramáticos acontecimentos devidos aos devastadores fogos de Verão que flagelaram o nosso País, especialmente, na zona Centro, nos concelhos de Vila de Rei e de Proença-a-Nova.

Muito se disse e se escreveu na altura, tentando justificar o injustificável, mas a rotina veio retirar da ribalta da informação tais acontecimentos. Contudo, o sofrimento das pessoas, que na altura tanto serviu para aumentar tiragens dos jornais e ganhar audiências nos canais televisivos, “quanto maior dramatismo melhor!”, esse sofrimento continua, agora no recolhimento da vida de cada um.

Os governantes, esses, continuam preocupados com o seu bem estar e com o dos seus mandantes; continuam a defender o rápido caminhar para o caos social, à custa da humilhação das classes trabalhadoras.

Logo após os terríveis fogos de Verão, muitas acções de solidariedade apareceram vindos das “entidades do costume”, às quais pusemos sérias dúvidas, pois na nossa lembrança continuava, e continua, a pairar a memória dos resultados da “operação pirâmide” de triste memória.

Independentemente dos milhões de euros que o Governo da Nação disse disponibilizar para o efeito e daqueles que a sociedade civil, através das tais acções de solidariedade, conseguiu obter, as famílias a quem o fogo colocou na mais terrível penúria, continuam a chorar as suas dificuldades.

Vidas destroçadas, emigração forçada para o estrangeiro, recurso ao trabalho em funções para as quais não se encontravam preparados e, fundamentalmente, situações de grande pobreza e sofrimento.

Os governantes continuam a viver na abastança. As populações sofredoras, sofrem cada vez mais.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?