Partilhar
segunda-feira, dezembro 08, 2003

do fundo do baú das memórias

Relembrar algumas das memórias que se encontram bem lá no fundo do baú onde guardamos recordações de situações vividas há muito ou que nos foram contadas pelos mais velhos


A minha primeira grande decisão


Dos nove para os dez anos tive que tomar a minha primeira grande decisão. Terminaria em breve a instrução primária, a então chamada 4ª classe, mais tarde segundo ciclo do ensino e, agora, se ainda não mudou, o 4º ano de escolaridade. A minha opção seria livremente tomada para uma de três alternativa: ensino liceal, ensino comercial ou ensino industrial.

Sublinhei o termo livremente, pois seria eu a decidir, contudo:

O Liceu é para os meninos ricos, que depois seguirão para a Universidade”, diziam-me.
O Liceu é para os meninos copo de leite”, alguém comentava para aumentar a minha auto-estima.

O meu pai, comerciante, com as muitas dificuldades de um início de negócio, sempre acrescentava:

O Pai tem uma loja, se calhar o curso Comercial, não era mau
O curso Industrial é mais duro, é preciso trabalhar o ferro e a madeira”.

Resultado, enquanto os “meninos mais ricos” e os “meninos copo de leite” foram para o Liceu eu fui para a Escola Comercial, os primeiros dois anos chamados “ciclo preparatório”, donde ainda poderia seguir a opção do Curso Industrial. Para o Liceu é que estava fora de causa.

O ensino obrigatório era, então, a 4ª Classe e havia que estar preparado para começar a ajudar ao rendimento familiar o mais cedo possível. Os “meninos ricos” esses poderiam andar a estudar muitos mais anos.

Assim, aos 10 anos de idade lá comecei a fazer a viagem de combóio, ainda a vapor produzido pela combustão do carvão, entre a Amadora, a Porcalhota do tempo da Monarquia, e a Cruz da Pedra já para lá das portas de Lisboa.

O destino era a Escola Preparatória, Marquesa de Alorna para as raparigas; Pedro de Santarém para os rapazes, mas instaladas no mesmo edifício. Estávamos em 1954. Uma porta da minha vida estava, então, a ser aberta a partir desse momento.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?