Partilhar
sábado, dezembro 06, 2003

fragmentos para a história da minha terra

Pesquisa e comentários sobre o que foi publicado, no decorrer do tempo, de autores diversos, relevante para a história da Charneca de Caparica


Devoção religiosa

Capela de Nossa Senhora da Conceição da Charneca - Por devoção dos habitantes da povoação da Charneca de Caparica, nos anos setenta do Século passado, foi construída uma capela pública consagrada à Padroeira de Portugal, elevada, a seguir, à categoria de sede de vicariato.

...

Capela de Nossa Senhora de Monserrate - Situada no pátio da quinta de Monserrate, na Charneca de Caparica. Além da Padroeira, venera-se aqui com especial devoção, a imagem de São Luís. Rei de França.

Na primeira metade do século XIX, pertencia a Francisco António Ferreira, conhecido por "Sola", por herança de seus avós; depois foi o general Manuel António de Araújo Veiga, a quem chamavam "o Capitão Rico" e é, actualmente, de seu bisneto Vasco Morgado Junior, o filho de empresário teatral Vasco Morgado. Encontra-se totalmente degradada.

...

Ermida do Bom Jesus - Encontra-se junto da residência da Quinta da Regateira, na Charneca de Caparica. Está privada de culto há bastante tempo. Tem a data de 1774 nuns azulejos. Pertenceu a Domingos Rosa; depois a Domingos dos Santos e, actualmente, é propriedade dos herdeiros de Luís Álvaro.

...

Igreja Conventual de Nossa Senhora da Rosa - Foi pertença dos frades paulistas que se estabeleceram, na Charneca de Caparica, junto de um vale por onde, no Inverno, corriam as águas para o mar, e aonde, por vezes, chegam as marés.
Desta igreja existe apenas o arco transepto, cravado na parede de uma casa que deveria ter sido a capela-mor.

...

Capela de Nossa Senhora da Assunção - Fica anexa à antiga residência dos padres da Companhia de Jesus, na quinta do Vale do Rosal. Pertenceu primeiro ao Colégio de Santo Antão e, depois, ao de Campolide, ambos dos mesmos padres.
O Orago, representado num baixo-relevo colorido, obra-prima de um inacino, encontra-se, actualmente, na redacção da revista "Brotéria". Este retábulo foi um dia atingido por uma faísca que, chamuscando uns anjos que nele figuram, não atingiu a imagem da Virgem.

Auxiliou bastante a edificação deste templo o Padre Martim Gonçalves da Câmara, preceptor de El-Rei D. Sebastião e seu escrivão da puridade. Em 1889, a capela foi restaurada e, em 1910, escapou ao incêndio que devorou a residência. Actualmente, está transformada em dependência agrícola.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?