Partilhar
segunda-feira, dezembro 29, 2003

notas de leitura

As editoras começaram a enviar livros para o "professor" tal como estava previsto. _"Professor" eu? _Simples aprendiz da Oficina! _Se quer livros que os compre!!!, dizem os editores.


É uma das mais belas histórias de amor, que tem fascinado gerações sucessivas pela força dramática, mesmo tragédia, dos acontecimentos que são narrados. Pedro e Inês e o seu eterno amor que nem a vileza do ser humano conseguiu pôr termo.

Os túmulos onde se encontram depositados os restos mortais de Pedro e Inês encontram-se no Mosteiro de Alcobaça colocados "pés com pés" para que algum dia ao levantarem-se voltem a ficar "olhos nos olhos".

Maria Pilar Queralt del Hierro captou com sua pena, de forma magnífica, a beleza lendária e a poesia trágica da bela Inês de Castro, que foi coroada rainha depois de morta.


INÊS DE CASTRO, de Maria Pilar Queralt de Hierro
Colecção Grandes Narrativas/219, da Editorial Presença
2ª edição, Setembro de 2003, 147 páginas

Comments:
gostaria de corrigir um erro que que é muito grave, é o seguinte, de facto Pedro e Inês est~~ao sepultados nuns magníficos túmulos, frante a frente "até ao im do mundo" como diz a epígrafe, mas não estão no Mosteiro da batalha mas sim em Alcobaça. Quem está sepultado na Batalha é D.João I, Mestre de Avis. Deve teve sir um pequeno lapso mas contudo um ero histórico de veras grave.
 
Caro Amigo
Foi obviamente um lamentável erro que de imediato irá ser corrigido.
Muito Obrigado. Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?