Partilhar
domingo, dezembro 07, 2003

o meu caderno de viagens

Pequenos apontamentos rabiscados num caderno de viagem e agora partilhados com os leitores. Os sítios, as gentes, os costumes e as curiosidades observados por quem gosta mais de viajar do que de fazer turismo


Gastronomia húngara

Os húngaros vivem bem e comem com grande prazer. Segundo a opinião dos nutricionistas os húngaros alimentam-se de forma excessiva, pois é muito difícil resistir às comidas húngaras tradicionais, com a cor rubi da paprika, em que os seus aromas, por si só, são capazes de despertar o apetite.

A Hungria é a pátria do verdadeiro goulash, conhecido e apreciado desde o Canadá à Austrália, assim como os milhares de petiscos, como sejam as empadas de fígado de ganso e, ainda, os diferentes guisados e assados.

A história da gastronomia húngara vem desde centenas de anos atrás e foi influenciada tanto pela arte culinária turca e italiana, como pela cozinha francesa.

No Museu da Indústria Hoteleira e da Economia Húngara, situado no Castelo do bairro mais monumental de Budapeste, existe uma exposição que desperta o apetite: ela mostra-nos, em forma de retrospectiva, até ao ano de 1500, como e o que se cozinhava nas diferentes épocas. Um dos reis húngaros mais famoso, o rei Matias, no século XV, convidou cozinheiros italianos para ensinarem a arte de utilizar os diferentes condimentos.

Graças às condições geográficas da Hungria, os vegetais que usam são produzidos no seu solo: os tomates, a batata e o repolho.

Quanto à paprika muitos opinam que tem uma única pátria: a Hungria.

Segundo contam as crónicas a sua origem é a Península Ibérica onde a paprika foi produzida pela primeira vez, mas este fruto e condimento atingiu na Hungria a fama mundial, com um paladar e odor diferente e esquisito.


Aperitivos
Aguardente húngara – pálinka, de agradável sabor

Sopas
De gulash, em húngaro gulyás, confeccionada originalmente pelos pastores do campo e da pampa húngara: carne de vaca, com muita cebola, paprika vermelha, tomate, cominhos e pequenos feijões. De acordo com a tradição o gulash cozinha-se e serve-se num recipiente especial de ferro fundido, chamado bogrács.
De galinha, cozinha-se em fogo lento, com muitos legumes e feijão verde muito delgado.
De peixe, confeccionada em muitas variedades, consoante a região, havendo cinco tipos de sopa de peixe, somente nas margens do Danúbio.

Repolhos
Com os repolhos preparam-se numerosos guisados, de entre os quais o mais conhecido é o Repolho à Székely.

Peixe
Frito em paprika e carpa moleira à moda de Dorozsma e, ainda, um prato esquisito que é a gelatina de peixe.

Carnes
O coelho com paprika, os filetes de coelho à caçador e as carnes de porco e de javali são dos melhores do mundo. Frangos, patos e gansos e, especialmente, o fígado de ganso são servidos nas diferentes formas de cozinhado, assado, tostado e em patê.

Vinhos
Tojak, Badacsony, Tihany, Villány, Sopron, Pécs e Szekszárd.

Digestivos
Licor Unicon.

As csárdas
Restaurantes típicos húngaros, famosos graças aos bandoleiros. Os bandoleiros roubavam os ricos para dar aos pobres e refugiavam-se nestes locais, iludindo a perseguição dos guardas dos senhores da terra. Na maioria dos casos as csárdas tinham duas entradas, por uma vinham os guardas, por outra fugiam os bandoleiros. Actualmente, ainda existem muitas csárdas em Hortobágy, perto do Lago Balaton e nas províncias de Somogy e Zala e, ainda, perto da fronteira ocidental, nos territórios de Sopron e Koszeg.

Vale a pena pensarmos um pouco nestes lugares, pelas especialidades em condimentos, guisados e assados, como também pelo característico do seu mobiliário feito à mão, numa tradição de centenas de anos espelhada também nas cerâmicas e bordados da região.

Cafés e pastelarias
Quanto a cafés e pastelarias encontram-se em Budapeste algumas que são autênticos pontos de encontro entre o oriente e o ocidente: o café Hungaria, no boulevard Lenin, no coração da cidade, o café Gerbeaud, na Praça Vorosmarty, bem perto da rua Váci e a pastelaria Ruszwurm, no interior das muralhas do Castelo de Buda.

O Apostolok
Restaurante caracteristicamente húngaro, dá porta para a rua Kigyó, ali bem perto da rua Váci, no centro cosmopolita e comercial da cidade de Budapeste, na zona de Peste, a dois passos do doce Danúbio.

Uma lista variada de comida tradicional húngara dificulta a escolha, muito embora esta vá sendo ajudada por alguns golos de Unicon, o licor que tão agradável é, como digestivo ou como aperitivo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?