Partilhar
quarta-feira, dezembro 17, 2003

sabores de valle de rosal

Dos sabores caparicanos, a terra e a mar. A gastronomia, os vinhos e outros paladares e odores que encantam os sentidos e aprofundam as amizades. A arte da gastronomia, com recurso a receitas tradicionais, de preferência da região da Costa de Caparica, com o toque pessoal da Maria Teresa. Bom apetite!


Mexilhões à Portuguesa
Para 4 pessoas

Para a preparação deste opíparo arco-íris de odores sabores, recomendo a utilização de mexilhões muito frescor, se possível, com tratamento de depuração, o que hoje já se pratica em muitos viveiros naturais destes bivaldes.



Ingredientes
2,5 kg. de mexilhões
3 cebolas
6 dentes de alho
2 c.s. de margarina
2 c.s. de azeite
1 kg. de tomate maduro
1 pimento fresco
1 folha de louro
1 dl. de vinho branco
1 malagueta de piripiri
1 molho de coentros picados
1 molho de salsa picada
pimenta em grão moída na altura
sal

Preparação
Raspe muito bem os mexilhões, retire-lhes as barbas e lave-os em várias águas. Não utilize os mexilhões que ao serem tocados se mantenham abertos. Corte as cebolas e os alhos em rodelas finas e, num recipiente largo, leve a cozer com a margarina e o azeite. Junte o tomate, pelado e sem grainhas, cortado em bocadinhos, o pimento cortado em tiras finas, o louro, o vinho branco, o piripiri e os coentros e salsa picados. Tape e deixe cozer até o tomate estar macio. Introduza os mexilhões e mexa até estarem todos abertos. Tape, tempere com sal e deixe apurar durante cerca de 10 minutos, agitando o tacho, de vez em quando. Sirva polvilhado com coentros picados.



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?