Partilhar
quarta-feira, dezembro 10, 2003

sabores de valle de rosal

Dos sabores caparicanos, a terra e a mar. A gastronomia, os vinhos e outros paladares e odores que encantam os sentidos e aprofundam as amizades. A arte da gastronomia, com recurso a receitas tradicionais, de preferência da região da Costa de Caparica, com o toque pessoal da Maria Teresa. Bom apetite!


Hoje, os Sabores de Valle de Rosal foram até Tomar...

Viajar de Vale de Rosal até à cidade de Tomar não demora mais do que uma hora e meia, utilizando as modernas rodovias que actualmente rasgam o tecido geográfico de Portugal. O que se ganha em rapidez, perde-se, obviamente, na falta de contacto com as aldeias, vilas e cidades, gentes e monumentos, que as antigas vias principais possibilitavam que fosse feito.

As razões da viajem a Tomar estavam longe de preocupações gastronómicas, mas pela mão do bom amigo presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais de Tomar, também membro activo da Confraria da Festa dos Tabuleiros, não foi difícil percorrer os deliciosos caminhos da doçaria da Região dos Templários.

Um itinerário que começou pelas Fatias de Tomar, forma regional da apresentação das chamadas fatias da China, neste caso mergulhadas em calda de açúcar, passando pelas trouxas e estrelas de Tomar, pelas queijadinhas de amêndoa e de gila e culminando nos deliciosos Beija-me Depressa.


Fatias de Tomar


Os ovos, doces de ovos de diversas consistências, sempre presentes, não estivéssemos paredes meias com o Convento de Cristo e os indispensáveis frutos secos da região.


Queijadas e Beija-me Depressa


O nosso amigo recomendou e eu partilho com agrado:

Doçaria Estrelas de Tomar, na Rua Serpa Pinto, em Tomar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?