Partilhar
terça-feira, janeiro 06, 2004

dia dos reis magos

A Festa de Reis ou as festividades do Dia de Reis tem origem no culto católico e destina-se a comemorar a chegada dos Reis Magos ao presépio. Na gruta em que nasceu o Menino Jesus festeja-se, dessa forma, a oferta das prendas de nascimento por parte dos Reis poderosos. Isto passa-se no tempo do Rei Herodes.

Os três Reis Magos chegaram do Oriente a Jerusalém guiados por uma estrela os conduziu até o berço onde estava o Menino Jesus com sua mãe Maria e seu pai José, o carpinteiro. Os Reis Magos eram o Melchior, que era um ancião, Gaspar, um jovem branco, e Baltazar, um homem de raça negra e barba. Com a sua chegada, os Reis Magos anunciaram ao povo de Jerusalém que havia nascido o rei dos judeus em Belém. Ainda que todo o povo tenha ficado alarmado, Herodes lhes deu permissão de viajar até Belém na busca do menino.

Os três Reis ficaram alegres ao vê-lo e ofereceram seus presentes: ouro, incenso e mirra. Depois disso, regressaram a sua terra por outro caminho, com medo da reacção de Herodes. Desde então, o dia 6 de Janeiro é celebrado em muitos países pela chegada dos Reis Magos. Neste dia, é considerada uma tradição dar presentes às crianças em alternativa ao Dia de Natal.
Neste dia, em Portugal, come-se o Bolo Rei e, igualmente, algumas bagas de romã, com o significado de desejar felicidade.


É, igualmente, da tradição guardar-se durante um ano a coroa da romã, um pedaço de pão e uma pequena moeda. Ainda me recordo de se guardar meio-tostão, que a vida ia difícil. Agora será uma moeda de um ou dois cêntimos de Euro.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?