Partilhar
segunda-feira, janeiro 12, 2004

do fundo do baú das memórias

Relembrar algumas das memórias que se encontram bem lá no fundo do baú onde guardamos recordações de situações vividas há muito ou que nos foram contadas pelos mais velhos


Receio com fundamento

Durante dois anos, que corresponderam ao então designado Ciclo Preparatório do ensino escolar, continuei a fazer a viagem de combóio entre a Amadora, onde residia e Cruz da pedra onde se situava a escola. Uma viagem que hoje, de automóvel, se faz em quaisquer quinze minutos, levava, então, no velho combóio a vapor quase quarenta e cinco minutos. Fora a caminhada que havia ainda que fazer a pé.

Continuava a morar na casa onde havia nascido, na Avenida da República, junto ao jardim, Jardim Delfim Guimarães onde existia um memorial comemorativo da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau, e cuja origem tinha sido no campo de aviação da Esquadrilha República situada nos terrenos envolventes da vila.

No percurso de quarenta e cinco minutos em que todos os passageiros se conheciam pelo nome, e entretenimento principal dos mais velhos era jogar cartas, em especial o jogo designado “sueca”. Um ou outro dedicava-se à leitura e até à escrita.

Um viajante, em particular, era saudado e admirado por toda a gente, pois fazia o percurso rodoviário desenhando, principalmente a carvão. Tratava-se de Stwart Carvalhais, anos mais tarde, possivelmente depois de morto, reconhecido como o grande retratista dos costumes alfacinhas.

O Stwart deslocava-se para a redação da revista onde trabalhava, o Cara Alegre, e aproveitava o tempo de viagem para lá ir trabalhando as suas pranchetas onde de forma única retractou os usos e costumes populares da cidade de Lisboa.

E viajava o Calheiros, emérito jogador se “sueca” que eu mirava entre respeitoso e temeroso pois à época, nos meus dez ou onze anos, andava a catrapiscar a sua filha, a Milu. Sempre temi que ele me abordasse sobre o assunto. E um dia aconteceu. _Victor, que tal estudares mais e deixares os namoricos para mais tarde.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?