Partilhar
quarta-feira, janeiro 14, 2004

sabores de valle de rosal

Dos sabores caparicanos, a terra e a mar. A gastronomia, os vinhos e outros paladares e odores que encantam os sentidos e aprofundam as amizades. A arte da gastronomia, com recurso a receitas tradicionais, de preferência da região da Costa de Caparica, com o toque pessoal da Maria Teresa. Bom apetite!


Polvo cozido com Grelos

Já tenho referido diversas vezes que a gastronomia tipicamente caparicana é muito simples, pois a sua origem está em famílias de poucos haveres, que viviam da pesca e dos mimos das hortas, o que servia, igualmente, de base a sua gastronomia.

Ingredientes
2 kg. de polvo
cebola com tres cravinhos espetados
1 folha de louro
1 copo de vinho tinto
1 copo de água
batatas
grelos de nabo
2 ovos cozidos
sal


Preparação
O polvo fresco depois de arranjado foi congelado. A cozedura do polvo é feita numa panela de pressão, com uma cebola com três cravinhos de cabecinha espetados, uma folha de louro, dois decilitros de vinho tinto e outro tanto de água, temperado com sal ao gosto.

À parte, cozem-se as batatas, os ovos e os grelos.

O segredo do excelente paladar do Polvo cozido com Grelos está na origem dos ingredientes. O polvo veio das artes apanhado na quebra do rio Tejo com o Oceano e as batatas e os grelos de nabo, são mimos das hortas da Costa.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?