Partilhar
domingo, fevereiro 15, 2004

o meu caderno de viagens

Pequenos apontamentos rabiscados num caderno de viagem e agora partilhados com os leitores. Os sítios, as gentes, os costumes e as curiosidades observados por quem gosta mais de viajar do que de fazer turismo


Lagos Glaciares

Os lagos glaciares, como este aqui apresentado que é o Lago Thun na Suíça, são resultantes do degelo dos glaciares permanentes dos Alpes. Como tal a sua água é originalmente muito azul e transparente. Devido à importante evaporação que provocam, o céu encontra-se muitos dias do ano coberto de nuvens e a humidade relativa é bastante elevada. Tal facto dá o ar acinzentado às águas que, contudo, são de uma pureza ímpar.

Na tranquilidade das águas do Lago de Thun o nosso espírito vagueia calmamente direcção ao infinito, muito para lá da cordilheira alpina, qual águia real no seu dilecto habitat. Mas ali tão perto, na beira deste maravilhoso lago, a vida fervilha numa pequena aldeia alpina onde as suas gentes são tão alegres e solidárias.

Tranquilamente sentados numa das margens do Lago glaciar de Thun deixámos espraiar o olhar para lá das águas até aos Alpes sempre presentes em todas as vistas tomadas a partir das margens do Lago de Thun. Ali mesmo nas nossas costas subia-se até ao infinito numa outra montanha dos Alpes.

As aldeias subjacentes às magníficas montanhas que constituem os Alpes parecem esmagadas pela grandiosidade da paisagem envolvente. Tal facto em lugar de criar na população uma noção de pequenez torna-a mais activa, alegre e, muito em especial, solidária. Camponeses, agricultores, pastores, lenhadores encontram nos cantares do Tirol a forma mais maravilhosa de comunicarem entre si.

Quando o declive da montanha se torna mais ameno o Lago de Thun ainda lá continua na sua placidez incomparável a dar-nos o tempo de pensamento necessário às decisões mais ousadas. É nessa calma e tranquilidade que as mulheres e os homens dos Alpes desenvolvem as suas actividades assim como os seus antepassados já o faziam.

O Lago de Thun na Suíça é um dos diversos lagos glaciares com origem nas águas que descem permanentemente dos Alpes, quer em pleno Inverno quer nos quentes dias de Verão. A sua origem são os glaciares permanentes da Cordilheira dos Alpes o que garante a pureza e a baixa temperatura das águas.


Lago Glaciar de Thun - Suíça


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?