Partilhar
domingo, fevereiro 22, 2004

o meu caderno de viagens

Pequenos apontamentos rabiscados num caderno de viagem e agora partilhados com os leitores. Os sítios, as gentes, os costumes e as curiosidades observados por quem gosta mais de viajar do que de fazer turismo


Flores dos Alpes

As flores são um dos mais conseguidos cartões de visita da Áustria. As gentes de Salzburgo vivem intensamente cada cor como se de uma nota musical de Mozart se tratasse. Na verdade com uma só cor conseguem escrever uma autêntica e maravilhosa sinfonia. Os nossos sentidos ficam extasiados, a cor e o odor das miríades de flores e a eterna música que pairam no ar.

Os habitantes de St. Wolfgang, pequena aldeia situada nas margens do lago glaciar do mesmo nome, são bonitas e afáveis. Demonstram todo o carinho e hospitalidade pelos forasteiros, não só através da transparência das suas belas janelas, como dos maravilhosos e coloridos arranjos florais com que ornamentam as suas casas.

O povo de St. Gilgen tem uma inegável paixão pelas flores. Jardins, janelas floridas, pequenos pormenores de flores espalhados um pouco por toda a aldeia fazem parte desta gente laboriosa, agradável do tratamento, bonitos no parecer. Gente bonita por dentro e por fora fazem das flores o seu bilhete de identidade.

Num singelo pé de uma flor alpina, cujo nome não me foi possível conhecer, amanhã o botão formará uma companheira para esta solidão passageira. Solidão aparente, pois encontra-se integrada num dos belos jardins de St. Gilgen ali à beirinha do bonito Lago de St. Wolfgang, com origem nos glaciares permanentes dos Alpes. A água cristalina reflecte-se nas brilhantes e exóticas cores das miríades de flores.

À Suíça falta a afabilidade dos austríacos, mas a mãe Natureza alheia a tais nuanças da história e das gentes constrói beleza, com expressão na cor, nos cheiros, nos sons... Aqui foi de uma criatividade ímpar oferecendo-nos maravilhosas flores, de ímpares odores, ao som do chilrear de exóticas aves em plena liberdade.

O amor tem destas coisas, mesmo não sendo perfeito reflecte-se intensamente no nome popular desta flor. A região alpina é prenhe de histórias que ligam as flores ao ardente amor existente entre os jovens (e entre os menos jovens, claro) e esta, na multiplicidade das suas tonalidades, não foge à regra.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?