Partilhar
terça-feira, março 30, 2004

a banda do cidadão em acção

Vivências reais, contadas ao estilo de contos curtos, onde é posta a evidência a utilidade pública de um meio de comunicação rádio, muito em voga nas décadas de 80 e 90 do século passado. Chegaram a ser constituídas redes internacionais de emergência rádio com muitas acções humanitárias realizadas. Os governos dos diversos países do Mundo nunca viram com "bons olhos" este sistema, pois era um sistema de comunicações para todos, sem quaisquer tipo de fronteiras.


Cebeístas espanhóis atentos às emergências

O pesqueiro espanhol, tendo a bordo sete homens, na sua labuta diária, perdeu a capacidade de manobra com avaria num órgão vital, vagando descontroladamente na direcção da costa rochosa da Andaluzia.

Muito embora os pescadores a bordo fossem homens calejados pela dureza do trabalho no mar, o pânico acabou por se instalar entre a "companha".

O operador de bordo com as mãos crispadas sobre os equipamentos rádio tentava em vão contactar a guarda costeira.

As perigosas rochas estavam cada vez mais perto; Febrilmente, os homens a bordo tentavam remediar a avaria, mas sem êxito.

O operador rádio procurou sucessivamente contacto em várias frequências até que obteve resposta na faixa dos 11 metros do operador Paco, estação de rádio CB "AQUILA" que se ofereceu de imediato para retransmitir o apelo com os meios ao seu dispor por forma a que fosse escutado pelas entidades de segurança e socorro da costa.

No último momento a guarda costeira foi avisada, avançando prestemente para o local onde se encontrava o barco em avaria, o qual foi rebocado para fora da zona de perigo, perante a alegria generalizada de todos os pescadores que "não haviam ganho para o susto".

Paco, o operador de rádio CB que havia contactado a guarda costeira transmitindo lhe o apelo, manteve se no seu posto durante toda a noite acompanhando a operação até esta ser dada por concluída com êxito.

Efectivamente, quando o apelo de emergência foi escutado nos 11 metros decorria naquela frequência um QSO entre diversas estações de CB que de imediato foi suspenso por forma a receber a mensagem do "Isabel Morales", nome de matrícula do pesqueiro em perigo.

Enquanto Paco da estação de CB "AQUILA" telefonava para a guarda costeira um outro cebeísta no QSO telefonava para a polícia e outros dois deslocavam se para a beira mar munidos de "walkie talkies" para acompanharem de perto as acções de salvamento.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?