Partilhar
terça-feira, março 23, 2004

a banda do cidadão em acção

Vivências reais, contadas ao estilo de contos curtos, onde é posta a evidência a utilidade pública de um meio de comunicação rádio, muito em voga nas décadas de 80 e 90 do século passado. Chegaram a ser constituídas redes internacionais de emergência rádio com muitas acções humanitárias realizadas. Os governos dos diversos países do Mundo nunca viram com "bons olhos" este sistema, pois era um sistema de comunicações para todos, sem quaisquer tipo de fronteiras.


Tal como em terra o CB é útil no mar

Agosto de 1983 já ia a meio, Verão quente, como habitualmente largos milhares de pessoas encontravam na Costa de Caparica a zona mais acessível para as suas férias anuais. Como em anos anteriores o Caparica CB tinha a funcionar um conjunto de postos de vigilância à orla marítima equipados com rádio CB, dando cobertura às principais praias da Costa.

Foi precisamente de um desses postos, instalado no estabelecimento balneário da Praia do Rei, que veio o alerta.

Um veleiro com cerca de cinco metros de comprimento aparentava andar à deriva ao largo da costa, situação agravada pelo facto de o mar na altura se apresentar bastante agitado.

O sistema de "prevenção e alerta" foi de imediato accionado com recurso a diversas estações rádio CB do Caparica CB, em móvel e em fixo, e ainda a colaboração de outras estações: PÉ DESCALÇO, COVA, ÁGUIA DO MONTIJO, SOLMAR.

Estabelecido o contacto com os Bombeiros da Trafaria, via canal 9, frequência de emergência, na impossibilidade de fazerem avançar o seu barco pneumático pois "o mar partia pela cabeça de fora e tinha muito corso", solicitaram a intervenção da Autoridade Marítima que avançou com a respectiva lancha.

Para a costa atlântica, zona compreendida entre a Costa de Caparica e a Fonte da Telha, dirigiram se diversos "moveis" e "portáteis" com a missão de observação em relação ao veleiro em apuros.

Com a chegada da lancha de socorro os ânimos que se encontravam bastante afectados acalmaram, muito embora com o avançar das horas a visibilidade fosse cada vez mais reduzida e as dúvidas do êxito da missão cada vez maiores.

Contando com a importante ajuda dos "pés de sal", barcos de pesca que se encontravam na zona equipados com rádio CB, foi possível determinar a posição do veleiro que para fugir ao nevoeiro tinha descaído para sul, encontrando se perto do Cabo Espichel.

Os cebeístas actuando em conjunto, de forma organizada e coordenada, mostraram ter na verdade grande capacidade de intervenção em situações de emergência e, além do mais, uma grande abnegação passando horas sem fim agarrados aos seus equipamentos de radiocomunicação na banda dos 11 metros.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?