Partilhar
domingo, março 21, 2004

caminhando se faz caminho

Alguns apontamentos sobre pequenos percursos em que os sentidos são despertos para o Património Natural e Construído através das cores e dos odores, das estórias e das tradições, dos saberes e dos sentires. Venham connosco fazer este caminho...


da Aldeia do Meco ao Cabo Espichel

Partindo da Aldeia do Meco, sobranceira à Praia do Meco, lugar carismático do nudismo em Portugal, rumamos a Sul por uma estrada de terra batida, por forma a acompanharmos o mais possível a orla marítima. Nos campos que bordejam a estrada as aves estão tranquilas, inclusive um trio familiar de corvídeos.



Quando a estrada mais se aproxima do mar, quando as escarpas e falésias de grandes lajes de estratos calcários mergulham nas águas azuis e profundas, surge-nos ao virar de uma curva, como por encanto, a Praia da Fonte da Foz, frequentada por pescadores de linha e pelos amantes do Sol.



Seguindo por caminhos e veredas, por trilhos que sulcam as arribas, temos as melhores vistas de prainhas e pesqueiros de difícil acesso mas de beleza ímpar. Flores dos campos, muitas exclusivas da região, acompanham nossos passos, indicam-nos uma rota.



O promontório do Espichel, áspero e com arribas a caírem abruptamente para o mar, recebe-nos com convite para práticas esotéricas. O ambiente é misterioso e fantástico. O mar um dos mais perigosos da costa portuguesa onde a navegação é muito difícil. O Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, a Casa dos Círios e o Cruzeiro acolhem-nos na sua grandiosidade.



Fazendo parte integrante deste conjunto arquitectónico, que já foi sítio de peregrinação e de culto, encontramos a Nascente a Casa da Agua, edificação de forma hexagonal, e o aqueduto que transportava água para o local desde Azóia, a uma distância de dois quilómetros.



Junto à arriba, na vertical da Praia do Cavalo, encontramos a Ermida da Memória mandada erigir para celebrar o aparecimento em 1410 de Nossa Senhora do Cabo a um homem de Alcabideche e a uma mulher da Caparica chamados ao local por sonhos coincidentes.

O velho de Alcabideche
E a velha da Caparica
Foram à Rocha do Cabo
Acharam prenda tão rica.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?