Partilhar
sexta-feira, março 12, 2004

sabores de valle do rosal

Dos sabores caparicanos, a terra e a mar. A gastronomia, os vinhos e outros paladares e odores que encantam os sentidos e aprofundam as amizades. A arte da gastronomia, com recurso a receitas tradicionais, de preferência da região da Costa de Caparica, com o toque pessoal da Maria Teresa. Bom apetite!


Almôndegas em Molho de Cebola

Ingredientes
800 gr de carne de porco picada
1 gema de ovo
3 colheres de sopa de vinho do Porto
2 colheres de sopa de pão ralado
Sal, pimenta e noz moscada
Farinha de trigo
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 folha de loureiro (louro)
1,5 dl de vinho branco
1 cubo de caldo de carne
3 colheres de sopa de molho de soja
½ limão
Salsa picada



Confecção
Junte a carne de porco picada duas vezes com a gema de ovo, o vinho do Porto e o pão ralado e, ainda, sal, pimenta e noz moscada raspada ao gosto. Obtenha uma pasta homogénea. Molde as bolas de carne (almôndegas) envolva-as em farinha e reserve.

Numa caçarola, pique a cebola, o alho, junte uma folha de louro e leve a refogar. Quando a cebola estiver ligeiramente aloirada junte 1,5 dl de vinho branco e leve de novo ao lume durante 1 a 2 minutos até evaporar. Acrescente água suficiente para cozinhar as almôndegas.
Colocar a caçarola no lume. Quando levantar fervura juntar as almôndegas, 1 cubo de caldo de carne e 3 colheres de sopa de molho de soja. Deixar cozinhar até o molho ficar grosso e apurado. Juntar sumo de meio limão e salsa picada.



Servir as almôndegas acompanhadas de Bolinhas Cremosas de Batata (receita publicada em 5 de Março de 2004) e de legumes salteados.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?