Partilhar
terça-feira, abril 06, 2004

a banda do cidadão em acção

Vivências reais, contadas ao estilo de contos curtos, onde é posta a evidência a utilidade pública de um meio de comunicação rádio, muito em voga nas décadas de 80 e 90 do século passado. Chegaram a ser constituídas redes internacionais de emergência rádio com muitas acções humanitárias realizadas. Os governos dos diversos países do Mundo nunca viram com "bons olhos" este sistema, pois era um sistema de comunicações para todos, sem quaisquer tipo de fronteiras.


Modéstia: Uma das maiores qualidades dos cebeístas

Colisão de viaturas verificada em Haine St Paul naquele fim de tarde de Abril deu origem a um imediato apelo em canal 9 da Banda do Cidadão que foi escutado pela estação de rádio CB "Cana de Pesca" que se encontrava em portátil.

A colisão havia tido lugar na estrada circular de Mons logo a seguir à "curva da morte", assim conhecida desde há muitos anos.

O operador da estação "Cana de Pesca" entrou em contacto com a sua base que via "900" (115 da Bélgica) alertou a guarda e os bombeiros, enquanto outras estações de CB se dirigiam para o local, balizando o mesmo para evitar novos acidentes e libertando a via para a chegada dos socorros.

Numa das viaturas encontrava se uma jovem gravemente ferida e encarcerada, situação que só poderia ser resolvida com a chegada dos bombeiros, o que aconteceu rapidamente.

Após denodado esforço dos bombeiros de Le Louviere conseguiram, com o auxílio de um maçarico, desencarcerar a jovem que foi transportada pelo 900 ao Hospital do Tivoli.

No local encontravam se, seguramente, uns quarenta cebeístas em "barra móvel", prontos a ajudar naquilo que fosse necessário, após a sua pronta e determinante intervenção inicial.

A acção dos utentes da Banda do Cidadão no respeitante a este acidente foi, como tantas outras vezes acontece, de extrema modéstia, fazendo aquilo que era necessário na altura, sem grandes alarmismos e com grande ponderação.

No dia seguinte os órgãos de informação locais noticiavam o acontecido, sem fazerem qualquer referência à pronta actuação dos cebeístas que com os seus meios próprios tinham tido um papel preponderante na rapidez do socorro.

Estávamos, então, no ano de 1980. Quase dez anos passaram desde a data em que este acontecimento teve lugar. O reconhecimento da importância da Banda do Cidadão quanto a radiocomunicações de emergência tem sido cada vez maior em todo o Mundo.

Tal não significa que milhares de intervenções não tenham lugar sem que o público em geral disso se aperceba. A modéstia é uma das qualidades dos utentes da Banda do Cidadão.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?