Partilhar
terça-feira, abril 20, 2004

a banda do cidadão em acção

Vivências reais, contadas ao estilo de contos curtos, onde é posta a evidência a utilidade pública de um meio de comunicação rádio, muito em voga nas décadas de 80 e 90 do século passado. Chegaram a ser constituídas redes internacionais de emergência rádio com muitas acções humanitárias realizadas. Os governos dos diversos países do Mundo nunca viram com "bons olhos" este sistema, pois era um sistema de comunicações para todos, sem quaisquer tipo de fronteiras.


Grande eficácia da CB como meio supletivo de comunicações

Desde há alguns dias que corriam rumores da aproximação de um forte vendaval, quiçá furacão, da costa atlântica portuguesa, à semelhança do que estava a acontecer noutras paragens do Mundo.

As gentes alarmadas imaginavam situações catastróficas, na ignorância das medidas a tomar; as entidades oficiais bombardeavam os órgãos de informação com desmentidos, nem sempre muito convincentes.

O serviço de meteorologia mantinha, como habitualmente, uma posição cautelosa, escudando se numa linguagem hermética, em dados científicos que muito pouco diziam ao comum do cidadão.

Chegaram a estar marcados o dia e a hora em que tal se viria a verificar.

Os homens da Banda do Cidadão, mantinham se alerta, atentos, prontos a dar a sua colaboração se alguma daquelas más previsões se viesse a verificar.

Por essa altura rajadas fortes de vento assolaram o continente português, o rio Tejo apresentava se com uma agitação acentuada, mas... nada mais.

O dia passou se sem mais notícias, contudo durante a noite a intensidade do vento acentuou se e a chuva começou a cair em bátegas fortes. Os serviços da ponte sobre o Tejo cortaram o trânsito cerca da meia noite, tendo sido reaberto algumas horas depois.

Entretanto, os contactos via rádio CB entre Lisboa e a margem sul do Tejo eram intensos, especialmente porque muita gente estava preocupada com o estado dos materiais deixados nos parques de campismo.

A estação rádio CB "CRUZEIRO" por Lisboa tentava em vão o contacto com o Parque de Campismo Piedense; muito embora este parque de campismo estivesse equipado com rádio CB, a queda de um poste de iluminação pública provocara um corte de energia impedindo as comunicações rádio.

O CAPARICA CB, com grande movimentação de unidades moveis para controlo da situação fez deslocar uma delas ao referido parque de campismo, assim como aos restantes da Costa de Caparica tendo recolhido as informações desejadas que depois retransmitiu aos interessados.

Com o aumentar das informações disponíveis os ânimos foram acalmando. O rádio CB uma vez mais se mostrou de elevada eficácia quando todos os restantes meios de comunicação falharam.

Estávamos em Fevereiro de 1982.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?