Partilhar
domingo, abril 11, 2004

caminhando se faz caminho

Alguns apontamentos sobre pequenos percursos em que os sentidos são despertos para o Património Natural e Construído através das cores e dos odores, das estórias e das tradições, dos saberes e dos sentires. Venham connosco fazer este caminho...


da vontade e do querer até à Paz

Caminhar alameda abaixo, sentirmo-nos envolvidos pela tranquilidade local, embora ali a dois passos se viva todo o bulício citadino. Lá ao fundo, obra do escultor José Aurélio, a Paz. Almada que festejou a Paz no início do Terceiro Milénio tem ali uma marca perene para as gerações vindouras.


O Monumento à Paz, dádiva da Cidade de Almada no início do novo milénio, é uma estrutura de aço que com os seus braços esguios e ondulantes simboliza o querer chegar mais longe e mais alto. Os nossos olhos perdem-se e encontram-se no que mais parece cabelos esvoaçantes.


Ali à beira do Monumento à Paz uma família de patos vive a tranquilidade de um recanto do charco, em comunhão com uma comunidade de rãs vivas e saltitantes. A ninhada de patos desenha no espelho de água linhas que na sua simplicidade parecem ter inspirado o escultor Aurélio.


Se nos aproximarmos do Monumento à paz não é difícil encontrar um enquadramento que nos mostre o casario de Almada e o monumento a Cristo-Rei, que em Almada situado está, por decisão dos arquitectos de regime de então, virado para o rio Tejo e para Lisboa.


No enleamento das curvas e contracurvas e na libertação das linhas de fuga encontramos o simbolismo da luta pela Paz, luta que tem que ser vivida permanentemente. A linha central ondulante e vertical indica o rumo certo do pensamento. A elevação do espírito e a força do querer.


Terminamos este “caminhar” junto a uma árvore jovem mas já florida nesta Primavera de renovar. Dá-nos a certeza de que a Paz é um objectivo possível, que se encontra ao alcance da nossa mão, ao alcance da mão do Povo, basta este ter, efectivamente, o Poder em suas mãos.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?