Partilhar
quinta-feira, abril 22, 2004

prova de vinhos com nobreza

Manhã encoberta e agreste, a ameaçar chuva, sem contudo conseguir esmorecer a boa disposição do grupo que se preparava para iniciar viagem às terras do Ribatejo, com o objectivo de participar numa prova de vinhos na Casa agrícola Herdeiros de D. Luís Margaride, na região de Almeirim.



A iniciativa da Garrafeira do Jumbo Almada Fórum vem na sequência de outras já realizadas a adegas das Terras do Sado e da região de Bucelas. Para receber os convidados lá estavam o António Sousa, o Pedro Rodrigues e sua equipa do Jumbo Almada Fórum e o Paulo Pereira da distribuidora Viborel.



Já por terras do Ribatejo, o nosso destino para a prova de vinhos, “vinhos de quinta”, pois são produzidos nas vinhas da quinta e vinificados na própria adega, avistámos a Quinta do Casal Monteiro com a dimensão de 60 ha. Dos quais 54 têm vinha plantada. A vinha muito bem organizada por “folhas” de castas dão a garantia de uma óptima produtividade.



À chegada à Quinta fomos recebidos por um dos proprietários, D. Hermano Cardozo de Menezes, que além de nobre na linhagem, o é na forma de receber. Explicações vastas e uma constante aprendizagem na arte de produzir e de beber bom vinho. Explicações sobre a vinha e o vinho a todos interessaram.



A adega de dimensões adequadas à produção, que chega a atingir um milhão e quinhentos mil litros, alia o tradicional à mais avançada tecnologia. Aliás, foi nesta Quinta que pela primeira vez se utilizou em Portugal a vindima mecânica sem se deixar de garantir o trabalho permanente no decorrer de todo o ano a cerca de uma centena de trabalhadores.



Adega quer adegueiro. E na terminologia actual temos o enólogo residente que além de ser um excelente técnico e um grande artista na arquitectura dos vinhos, também o é na arte de bem musicar. Não percam Os Charruas. De João Cruz se trata e foi quem nos conduziu pelos difíceis caminhos da arte de “bem provar”.



Nos finalmentes, um bom almoço com a tradicional sopa da pedra da região de Almeirim e um bacalhau à Brás delicioso, acompanhados dos vinhos Dom Hermano Clássico, branco 2002 e tinto 2000, este último a merecer o sublinhado de excelente.



Lista dos vinhos provados, todos monocasta, salvo o Arinto Chardonais
Brancos:
Fernão Pires, seco, 2003
Arinto Chardonais, seco 2003

Tintos:
Touriga Franca, 2003
Pinot Noir, 2002
Castelão, 2001

Estes vinhos encontram-se à venda nas boas garrafeira, entre as quais, a Garrafeira Jumbo Almada Fórum. Deles voltaremos a falar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?