Partilhar
terça-feira, maio 11, 2004

a banda do cidadão em acção

Vivências reais, contadas ao estilo de contos curtos, onde é posta a evidência a utilidade pública de um meio de comunicação rádio, muito em voga nas décadas de 80 e 90 do século passado. Chegaram a ser constituídas redes internacionais de emergência rádio com muitas acções humanitárias realizadas. Os governos dos diversos países do Mundo nunca viram com "bons olhos" este sistema, pois era um sistema de comunicações para todos, sem quaisquer tipo de fronteiras.


A CB de San Roque em “alerta vermelho”

Com grande abnegação, numa entrega total os cebeístas de San Roque, na província de Cádiz participaram empenhadamente nas acções de salvamento, aquando das grandes inundações que afectaram a zona sul da Andaluzia, concretamente os Campos de Gibraltar, nos finais do ano de 1989.

Uma vez mais os utentes da Banda do Cidadão usando as potencialidades técnicas que as autoridades espanholas acabaram por conceder prestaram ajuda nas tarefas de auxílio e controlo da rodovia em estreita colaboração com a Guardia Civil, o Ayuntamento e a protecção civil de Cádiz.

Ao alarme de "alerta vermelho" na zona dado pelo Governo Civil grande número de cebeístas pertencentes à associação local Asociación Radio Aficionados San Roque avançaram para as estradas com seus "barras moveis" para ajudar no que fosse necessário, pesasse a grande quantidade de água que caía no momento.

Outros cebeístas mantiveram se nas respectivas residências, nos QTH na expectativa da necessidade de retransmissões para maiores distâncias, onde fosse necessário fazer chegar as mensagens.

Tendo em conta a saída do leito do rio Guadarranque, grande parte dos cebeístas afluíram para essa zona, muito embora outros se mantivessem em San Roque, Campamento e Puente Mayorga.

Facto curioso, a presença do alcalde Andrés Melchán Cotos, que através da banda dos 11 metros, saudou e incentivou todos os cebeístas intervenientes nesta acção de emergência o que calou profundamente a sensibilidade daqueles que desinteressadamente deitaram mãos à tarefa.

A alerta prolongou se por diversos dias, na expectativa que felizmente não veio a concretizar se da necessidade de evacuar parte da zona afectada se a situação se viesse a agravar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?