Partilhar
terça-feira, maio 25, 2004

a banda do cidadão em acção

Vivências reais, contadas ao estilo de contos curtos, onde é posta a evidência a utilidade pública de um meio de comunicação rádio, muito em voga nas décadas de 80 e 90 do século passado. Chegaram a ser constituídas redes internacionais de emergência rádio com muitas acções humanitárias realizadas. Os governos dos diversos países do Mundo nunca viram com "bons olhos" este sistema, pois era um sistema de comunicações para todos, sem quaisquer tipo de fronteiras.


Os pescadores de Sesimbra e a Banda do Cidadão

Todas as madrugadas são dezenas as traineiras que deixam o porto de abrigo de Sesimbra, fazendo-se ao mar para a faina da recolha das redes, anteriormente lançadas, na expectativa de que seja um bom dia de pescaria, estando aí, obviamente, o sustento do "mestre" e da sua "companha".

Desde há muito que os "mestres" se habituaram a utilizar a Banda do Cidadão como meio de comunicação, pois o seu preço é mais adequado às suas capacidades financeiras e a operacionalidade é suficiente.

Através destes equipamentos as traineiras mantêm contacto com terra, muitos dos mestres têm também equipamentos nas suas casas, e de igual forma entre si, ajudando-se mutuamente, quer na detecção de cardumes, quer em situação de aflição.

São inúmeras as situações em que o rádio CB se tem mostrado fundamental para resolver problemas que noutras circunstâncias teriam, inclusive, custado vidas, já não falando do apoio a tantas e tantas situações aflitivas.

É evidente que muitos dos contactos escutados entre os pescadores são no mais puro vernáculo, fruto não de qualquer sentido mal intencionado, mas resultante da singeleza das suas vidas e da dureza da labuta. Contudo, estão sempre prontos numa abnegação sem par a entreajudarem-se, formando uma forte cadeia de solidariedade.

As designações das traineiras, essas são as mais diversas, correspondendo também ao nome de estação com que se identificam quando falam para terra, muitas das vezes com cebeístas que com eles mantém um diálogo, tantas vezes interessante. É o "José Pirocas", o "Arcanzil", o "Pedra Nova", o "Cascais Baía", o "Estrela do Sul" e tantos outros...

Quem sintonizar o canal 18, um pouco depois das 7 horas ouvirá as conversações entre os pescadores, mas aperceber-se-á, de igual forma, de que em contacto com terra um "mestre de pescarias" estará a dar informações de como se encontra o estado do mar. Houve tempo em que tais informações eram veiculadas, de seguida, para todos os ouvintes da Rádio Almada, Rede A, que garantia este serviço em colaboração com o CAPARICA CB.

É sem dúvida mais uma forma de mostrar a grande utilidade da Banda do Cidadão e a constante procura de a valorizar junto das populações em geral.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?